Aceitar suas emoções, fortalece sua Liderança

Aceitar suas emoções, fortalece sua Liderança
Créditos: Impact Players

Ao longo da vida, a maioria das pessoas aprende, a lidar com seus sentimentos. Esse aprendizado começa ainda na infância, quando observamos e imitamos os comportamentos das pessoas ao nosso redor, principalmente daqueles que nos criaram. Essas experiências acabam influenciando como lidamos com nossas emoções na vida adulta.

Imagine uma pessoa que, na infância, sempre que enfrentava uma decepção, ouvia dos adultos à sua volta que “estava tudo bem”, sem ter a chance de falar sobre o que sentia ou aprender a identificar e resolver as causas desses sentimentos. Esse padrão de não expressar ou reconhecer o que sentia acabou se refletindo em sua vida adulta. Mais tarde, ela entendeu que a falta de suporte emocional na infância afetou diretamente sua capacidade de aceitar e encarar suas emoções hoje.

Não se trata de julgar como fomos criados – cada um oferece o que pode com a consciência que tem no momento. A questão é reconhecer a importância de permitirmos que as crianças, e até nós mesmos, expressemos o que sentimos e, mais do que isso, aprendamos a lidar com essas emoções de maneira construtiva. Afinal, as emoções fazem parte da nossa natureza, e a forma como as enfrentamos pode impactar como lidamos com os desafios emocionais no futuro, o que, por sua vez, contribui diretamente para nossa capacidade de liderança, tanto interna quanto em relação aos outros.

Aceitar e entender nossos sentimentos não é apenas um passo no processo de amadurecimento, mas também uma maneira de construir relações mais saudáveis com os outros e com nós mesmos. E mais do que isso, quando desenvolvemos essa habilidade de gerenciar nossas emoções, também fortalecemos a nossa liderança pessoal, pois somos capazes de enfrentar desafios com mais equilíbrio e clareza.

Veja Também  Priscila Santini: Tecnologia do Infravermelho longo

Embora não seja simples aceitar as emoções dolorosas, quando as rejeitamos, as consequências costumam ser mais difíceis de enfrentar do que a própria dor de as encarar. Pense em momentos em que você evitou o que estava sentindo. Isso te trouxe mais frustração ou fez com que você não saísse do lugar? Talvez você tenha evitado essas emoções por medo de senti-las ou por não saber como lidar com elas, mas essa resistência muitas vezes só prolonga o sofrimento, em vez de ajudar a superá-lo.

Aceitar seu mundo emocional pode ajudar a reduzir a ansiedade. Quando tentamos afastar os sentimentos negativos, acabamos alimentando pensamentos ansiosos. Já ao identificar e expressar nossas emoções, diminuímos a carga dessa ansiedade. É possível, sim, vivenciar sentimentos negativos e ainda assim manter o bem-estar.

Quanto do seu tempo você tem dedicado para realmente olhar para si mesmo? Você está se permitindo sentir e lidar com suas emoções? Lembre-se: você vale o investimento de se cuidar e de tornar sua vida mais leve e significativa. Essa atitude não só melhora a sua qualidade de vida, mas fortalece sua liderança interior, pois o autoconhecimento e a inteligência emocional são fundamentais para liderar de forma eficaz. Busque a ajuda necessária e seja feliz.

 

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens