Uma verdadeira revolução tem ocorrido nas formas de anunciar e de abordar o público depois que o mundo digital abriu as portas e as redes sociais chegaram.
Elas elevaram o formato de anúncio para outro patamar, abrindo espaço para criadores de conteúdo digital e dando origem ao Marketing de Influência.
O Marketing de Influência são estratégias nas quais as marcas usam influenciadores de públicos específicos, para persuadirem estes públicos positivamente ou a favor de suas marcas.
Mas no que exatamente eles influenciam?
Influenciam em basicamente tudo, desde uma opinião ao comportamento, pensamentos, atitudes e escolhas de consumo, principalmente sob o público mais jovem.
Hoje, gerações como Z e Alpha se espelham nos vídeos do Reels, TikTok e em muitos Canais do YouTube procurando por aquilo que seus ídolos digitais estão consumindo e tomando isso como referência.
Já para a geração X e parte da Y, essa trend ganhou uma enorme fatia no mercado dos negócios.
Milhares de pessoas se revelaram no meio digital produzindo um conteúdo diferenciado e hoje faturam milhões vendendo cursos, palestras, novos formatos de negócios e estratégias que prometem sucesso.
A verdade é que os influencers se tornaram ferramentas de marketing dos mais diversos segmentos.
Temas como light & healthy ou healthy food, beauty care, skin care, face yoga, life style, fashion style onde as pessoas vendem vida saudável, beleza, bem estar com dicas de alimentação, receitinhas diversas, cuidados pessoais, dicas de moda, dicas do lar dividindo suas experiências diárias sejam das mais simples às mais ostentadoras como forma de conteúdo digital, ganham audiência e a atenção das marcas para o merchandising, ou seja, para as famosas #publis.
No meio digital, essas publis podem ocorrer através de duas formas:
Mídia paga, onde a empresa contrata o influenciador para falar do seu produto ou serviço em troca do pagamento, e a criatividade do influencer para a elaboração do conteúdo ganha relevância.
Mídia conquistada, que funciona como uma permuta onde o influencer ganha produtos ou serviços em troca de divulgá-los em suas redes sociais, sem que haja necessariamente uma remuneração e por ser um formato mais orgânico, muitas vezes tem os melhores resultados.
Essa estratégia das publis se tornou uma das formas mais eficazes de anunciar. Hoje, muitos influenciadores se tornaram embaixadores e são ícones de grandes marcas, ganhando rios de dinheiro para aparecer com um produto ou serviço em apenas 15 segundos.
O valor do cash varia de acordo com a audiência de cada influencer, ou seja, de acordo com seu número de seguidores e engajamento.
Na plataforma de classificação estão desde os nanoinfluencers com no máximo 10 mil seguidores até os megainfluencers, ultrapassando 1 milhão de seguidores, no caso, os que faturam milhões com as publis. Eles revolucionaram a publicidade desbancando o horário nobre que já era caríssimo.
Mas o fato é que a relação entre o influencer e marca gera um elo maior de confiança, fazendo com que a marca tire vantagens dessa situação, tais como:
– aumento nas vendas
– construção de um conceito e identidade
– persuasão relevante influenciando no poder de compra
– retorno mais imediato
Porém, ainda assim, algumas desvantagens e riscos são inevitáveis, pois para conquistar o consumidor moderno e consciente, é preciso saber abordá-lo de forma genuína e inovadora.
Ele já percebeu que basta pagar bem e qualquer celebridade ou influencer falará maravilhas do produto. Muitas vezes, o produto é maravilhoso e ninguém precisa “fazer de conta” ou “mentir”, mas do contrário, a artificialidade pode se tornar uma estratégia de efeito negativo.
Ao mesmo tempo, as marcas devem reconhecer que o Marketing de Influência pode ser uma mídia cara que também oferece o risco de não se ter o retorno esperado.
Além do que, nem sempre a marca encontra um influencer que possa a representar, e o acesso às métricas e engajamento reais nem sempre são acompanhados da forma correta.
A cautela na hora de escolher ou negociar com um influenciador deve ser redobrada, pois ter mais de um milhão de seguidores hoje em dia, não é sinônimo de engajamento.
É preciso uma avaliação muito rigorosa do perfil para ter a certeza de que não se trata apenas de um volume resultante da compra de seguidores ou de um público fake com seguidores robôs adquiridos por meios que violam a política das redes.
As vezes, um influencer com 10mil seguidores ou menos, totalmente orgânicos, tem mais engajamento e oferece um retorno maior do que aquele que tem mais de 1K. Sem contar que o acesso à eles é mais acessível, com menos burocracias e a negociação é sempre mais flexível.
Enfim, sem dúvidas o Marketing de Influência é uma das estratégia do momento. Mas também tem seus riscos e se não aplicado de forma correta, pode trazer consequências adversas.
Trata-se de saber identificar as oportunidades de forma rápida, escolhendo o influencer correto, com um perfil de seguidores que correspondem ao público que se quer atingir, na hora e momento certos.
Para complementar a leitura deste conteúdo, leia também a matéria Os erros mais cometidos no Marketing de Influência
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