Kacau: O Mundo dos Games, um lugar interessante para anunciar

Os avanços tecnológicos e digitais permitiram uma grande evolução aos games, tanto em seu aspecto gráfico como em sua jogabilidade.

Cada vez mais aperfeiçoados e realistas, os games se tornaram uma grande opção de entretenimento, e a era digital tem proporcionado essa diversão com total acesso e também portabilidade através dos smartphones.

Em 2020, a quarentena da pandemia tem aquecido ainda mais o mercado, principalmente com jogos que focam no público mais jovem e mais conectado.

Por hora, os anunciantes viram nos games um canal bem interessante para divulgar a marca, atingindo um grande público com perfil diversificado.

Uma campanha de publicidade dentro de um game pode ocorrer explicitamente ou indiretamente.

A publicidade explícita, mais conhecida como Advergames, aparece durante o jogo ou no intervalo das fases, assim como os anúncios intersticiais, que oferecem alguns benefícios ou bônus para quem assisti-los até o fim.

Já a publicidade indireta, também chamada de in-game adversiting, é inserida no contexto do jogo como parte do cenário.

Nesse segundo formato, todo e qualquer anúncio é absorvido pelo universo do jogo, fazendo sua aparição de forma bem natural, como por exemplo, em Guitar Hero, onde os instrumentos usados são de marcas reais e famosas, e também em FIFA, onde os jogadores carregam em suas roupas grandes grifes do esporte.

É claro que nem todo o game comporta esse formato. Por isso, o Advergame é o mais comum, o mais acessível e o mais barato também.

Mas hoje, com tantos recursos, independente do formato, o anunciante pode fazer uma campanha direcionada com base em dados específicos sobre o seu público, além de medir os resultados e a eficácia da sua campanha.

Muitas marcas ainda destinam maior parte da sua verba para anunciar em grandes canais como o Meta (Facebook e Instagram) e o Google, mas a verdade é que os games tem se mostrado como um canal de grande oportunidade, vantagens e ascensão, principalmente para empresas que oferecem produtos e serviços à um público mais jovem.

De acordo com uma pesquisa da Game Brasil, cerca de 70% dos brasileiros consomem pelo menos um jogo eletrônico, e passam mais horas jogando do que os chineses, sendo que 56% desse público é feminino e 46% masculino.

Mulheres com mais de 35 anos e homens com mais de 45 apresentam mais disponibilidade de tempo para essa diversão, porém, o alcance maior abrange o público mais jovem e masculino, na faixa dos 15 aos 25 anos.

De acordo com dados de uma pesquisa feita pela Toluna/IAB Brasil em relação à presença das marcas nos games, o resultado mostrou que a estratégia em geral é bem aceita:

  • 66% do público está entre os que não se incomodam ou que se incomodam parcialmente com anúncios exibidos nos games.
  • 59% disseram que se lembram com facilidade das marcas que aparecem nos jogos, e entre algumas das a
    marcas mais lembradas estão Coca-Cola e Nike.
  • apenas 34% foram categóricos em declarar que não gostam de anúncios em games.

Avaliando o melhor formato na divulgação dos games, o resultado também foi bem interessante:

  • 38% dos usuários preferem anúncios que trazem algum tipo de bonificação para o jogo, algo como uma pontuação extra ou vantagens para as próximas fases.
  • 23% preferem que o anúncio apareça dentro do contexto do jogo apenas como parte do cenário.

Na mesma pesquisa, a opinião geral do público sobre os anúncios com bonificação teve uma aprovação de 53%, declarando que essa é uma excelente forma de anunciar. Outros 36% declararam que gostam de anúncios bonificados porque eles oferecem algo em troca da visualização, porém, 13% advertiu que quando o anúncio se torna repetitivo, a ação pode se tornar chata, e apenas 6% não gosta desse tipo de anúncio porque não aprecia interrupções no jogo.

O fato é que foi-se o tempo em que o consumidor de games era apenas o adolescente nerd que ficava trancado no quarto jogando dia e noite, comendo fast food e bebendo refrigerante que chegavam pelo delivery.

Esse público evoluiu, avançou para outras faixas etárias e já assumiu novos perfis que inclusive estão transformando os games em grandes negócios, atraindo a publicidade com resultados muito positivos para as marcas.

Por Kacau

Imagem de Capa: Pixabay

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