Bom dia meus amigos queridos,
Eu sinceramente gostaria de dizer que a gente cresce na espiritualidade quando tudo vai bem, seria muito bom se eu dissesse que a gente aprende a ser mais paciente quando recebemos boas notícias, e todos amariam ouvir que a nossa fé dá saltos quando passamos semanas, meses ou anos sem dor, sem aflição e sem sustos. No entanto, a nossa realidade é inegavelmente outra.
Raramente não tomamos sustos, com muita frequência somos “pegos de calça curta”, as aflições e angústias da vida são inevitáveis e podemos controlar a nossa saúde com boa alimentação e exercícios, mas há uma margem de tal saúde e bem estar que estão abaixo e aquém do “controlável”.
Ora, quando nos damos conta, podemos nos encontrar com uma gripe forte, dores nos músculos, acordarmos com alguma debilidade física do dia para a noite sem muita explicação.
Eu sei que estou falando com você. Eu vejo isto toda hora.
Eu vejo isto na minha própria jornada. Eu vejo isto na jornada de muita gente que vem falar comigo, e a pergunta é sempre a mesma: Por que isto aconteceu comigo?
Eu pensei que coisas assim só aconteciam com o vizinho, com o colega de trabalho, com o marido da minha amiga, com a filha do meu chefe. Por que isto aconteceu comigo?
Na realidade, é também a partir da minha própria jornada que se tornou um laboratório existencial que as teorias são suspendidas. Eu amo teorias. Eu leio muito. Todavia, é no chão da vida que se vive os cheiros, as cores, os sabores e passamos da teoria para a experiência.
É também a partir da trajetória de muitos que me ensinaram ver a espiritualidade em meio à dor que as teorias cessam e as trilhas com nome, sobrenome, endereços e definições surgem, pois é a mesma espiritualidade que me ensina a ser resiliente, paciente e me leva ao silêncio e a prece sincera e honesta.
De fato, é a espiritualidade em meio à dor que nos tira da performance espiritual e nos coloca sem as plasticidades da religião e das maquiagens de uma piedade que é para fora, e jamais para dentro.
Isto posto, a espiritualidade em meio à dor nos ensina a perseverar, a resistir, a seguir. É nela que encontramos a força para ganhar experiência e crer no dia de amanhã. E mais ainda, é na espiritualidade em meio à dor que ganhamos consolo e paz inexplicável.
É na experiência da espiritualidade em meio à dor que seremos capazes de consolar a cada um que passando pela mesma dor e aflição encontrará em nós a compreensão, empatia e solidariedade necessárias para também superar e crescer na mesma resiliência e aprendizado que eclodiram em nós como um jardim cheio de flores coloridas e vivas do que antes era um deserto árido e vazio.
Eu desejo a cada um de vocês uma ótima semana e muita paciência, fé e força para que em meio à dor você encontre a serenidade inarrancável e a leveza de abraçar o dia de hoje com gratidão contra o apesar de tudo.
Até a próxima!
Fábio
Collonges-au-Mont-d’Or
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik
Respostas de 4
Gostei muito desta leitura! è fatalmente a maior realidade que vivi em minha vida com Cristo! A dor nos aproxima, nos orienta, nos revela Jesus, o Pai e o Espirito Santo Consolador!
Por certo vou compartilhar para que, de alguma forma, consigamos perceber a benção escondida – ou não – nos sofrimentos – momentâneos, ou passageiros pelos quais passamos.
Abraço
Olá Aninha,
Obrigado pelo teu comentário. Obrigado por compartilhar da tua jornada que nos inspira e nos ajuda perceber que há um tesouro escondido em meio à dor.
Fique com Deus! Um beijo grande.
Até a próxima.
Fábio
Essa mateeia me fez refletir, e me deu uma grande Paz e Positividade,para eu sair do Caos que me encontro, tanto Espiritualmente, pq n aceito o q aconteceu cmgo, quanto no que diz respeito a minha dOR da ALMA.COMO DÓI. TRABALHO ADMIRÁVEL ,QUE DEUS ESTEJA NA FRENTE, SEMPRE ABRINDO AS PASSAGENS.PAZ E BEM.
Querida Lidia,
O meu coração se encheu de gratidão pela tua vidinha. Obrigado pelo carinho e por escrever neste espaço.
Obrigado pelo teu comentário.
Eu espero de todo o meu coração que você ganhe forças e saúde física, mental e espiritual para poder perseverar e seguir a tua jornada ainda que hoje você se sinta em meio à um grande caos.
Receba todo o meu carinho e orações.
Até a próxima.
Fábio