A história do nó de Górdio

Bom dia meus amigos queridos,

Você já ouviu falar da história do nó de Górdio? Você já ouviu falar de Alexandre, o Grande?

Caso você não conheça a história do nó de Górdio, certamente você já ouviu falar de Alexandre, o Grande.

Na realidade, o nó de Górdio é uma lenda que está intrinsecamente conectada com Alexandre. Górdio era uma cidade na Frígia, na atual Turquia. A lenda diz que o seu rei Mídias amarrou um complexo nó que estava preso ao templo de Zeus. Uma profecia dizia que o indivíduo capaz de desatar o nó seria o governante da Ásia.

Pois bem, quando Alexandre conquistou a Ásia Menor, ele chegou em Górdio em 333 a.C. A lenda estava diante dos seus olhos. Ninguém jamais conseguira descobrir o segredo de tal nó. Alexandre não estava de brincadeira e não queria perder o seu tempo. Ele tomou uma decisão radical. Ao invés de desatar o nó, ele simplesmente pegou a sua espada e cortou-o! Segundo a história lemos que Alexandre disse:  “Não importa como ele é desfeito; apenas que ele seja desfeito!”

Talvez você me pergunt: –  “Fábio o que isto tem a ver comigo?”

Ora, eu conheço muita gente que é campeã em procrastinar. Não tomam decisões de jeito nenhum. As coisas são sempre para amanhã, para a semana que vem, para o mês que vem, para quando tiver tempo! Eles precisam aprender a cortar o nó.

Eu conheço gente que vive um inferno horroroso no casamento. Eu gostaria que não se divorciassem, mas vivem dentro de um contexto e ambiente que não existe nenhum respeito. O amor parece que nunca fez parte do dicionário da casa, os filhos notam a tensão todos os dias, mas o casal insiste em tentar desatar o nó em nome da reputação. É duro, mas não há mais tempo para perder. Se eles quiserem salvar a saúde mental dos filhos e deles mesmos, eles têm que ter coragem para cortar o nó!

Eu vejo gente que brinca com fogo. Brincam com um copo de cerveja aqui, e outro ali. “Fábio, eu tomo uma aqui e outra ali, mas tudo está sob o meu controle”.

Aliás, eu pessoalmente não tenho nenhum problema com cerveja e menos ainda com vinho. Eu cresci em uma família italiana e portuguesa. Todos os domingos, tomávamos uma taça de vinho em casa. No entanto, esta não é a história familiar de muitos dos meus amigos. Amo a cada um deles. Mas, para muitos deles, vinho francês ou italiano deve ser suco de uva, e os grupos chamados “Alcoólicos Anônimos” é a espada que pode desatar este nó que já dura muitos anos. Eles não percebem. Todavia, eles sutilmente estão perdendo os filhos e a esposa. E mais ainda, eles mesmos estão se perdendo neste nó  pensando em como desatá-lo.

Isto posto, eu poderia seguir dando exemplos atrás de exemplos. Eu acho fascinante o que Jesus nos ensina. É um princípio simples, mas paradoxalmente complexo para muita gente que eu conheço, “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não.”

Por que temos tanta dificuldade para tomar decisões? Por que insistimos em relações que não nos fazem bem?

A jovem menina tem medo de ficar sozinha para o resto da vida, ainda que tenha 23 anos de idade. Ela não quer cortar o nó! Ela não tem coragem de romper com um relacionamento que lhe faz muito mal. O funcionário prefere ser maltratado pelo chefe e seguir dentro de um ambiente de trabalho hostil, ao invés de cortar o nó e com coragem, sair em busca de um novo trabalho.

Quais são os teus nós de Górdio? O que hoje te faz ser um refém dentro de um contexto que já dura semanas, meses ou até mesmo anos?

Eu espero de todo o meu coração que você tenha coragem de cortar este nó.

Eu espero de todo o meu coração que você saia deste labirinto existencial e não perca mais tempo tentando decifrar o indecifrável, tentando desatar o indesatável, e buscando procrastinar o que é improcrastinável.

Um beijo a todos vocês.

Com muito carinho,

Collonges-au-Mont-d’Or

 

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Créditos representação de Passagem Biblica Julio Cesar

Imagem 02: Twitter.com/Don_Foca

Imagem 03: Canvas

2 respostas

  1. Olá, Fabinho! Que palavra enriquecedora!!! Que Deus continue sendo seu Guia e Protetor nessa Missão dada por Jesus Cristo e que você seja o servo sempre bom e fiel à Palavra de Deus, como tem sido até hoje junto às suas meninas!!!
    Conte sempre com minhas orações e carinho. Abreijos da irmã em Cristo, Khell!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens