A leitura dos Salmos como terapia contra a ansiedade e o medo do futuro

Bom dia meus queridos amigos,

Eu encontro toda hora gente que está ansiosa, gente que tem medo do futuro.

Medo de se relacionar com alguém. Medo de se lançar e buscar um novo emprego.

Medo de se casar. Medo de não saber como criar os seus filhos.

Medo e ansiedade de ficar sozinho.

Medo e ansiedade de um futuro que é futuro, mas que se projeta no presente e se fixa na mente do indivíduo. Aliás, tal pensamento fixo faz com que o indivíduo não tenha forças para viver o “agora”, o dia de hoje, o momento presente que pode ser alcançado.

Em Inglês a expressão “now here” significa “aqui agora”, quando colocamos as palavras juntas temos uma combinação de jogo de palavras que gosto muito de usar, “nowhere” que significa “nenhum lugar”. Portanto, ou vivemos o “aqui agora” ou não vivemos e não estamos em “nenhum lugar”.

Eu vejo toda hora gente que está paralisada com constantes pensamentos de algo que talvez nunca vai acontecer. Ansiedade e medo do futuro!

Eles não abraçam o que estão bem pertinho deles no chamado “aqui agora”. Eles preferem ficar no ambiente do “nenhum lugar”, e por isso sofrem.

Uma das nossas atividades em Lyon tem a ver com a leitura dos Salmos. Eu acho fascinante perceber que as pessoas se reunem comigo – são indivíduos de várias nacionalidades, falamos línguas diferentes enquanto lemos os Salmos: há católicos, protestantes, luteranos, anglicanos, gente que está chegando agora, gente que nos conhece desde que chegamos em Lyon, gente que tem vocação para ser monge, gente que trabalha no mundo dos negócios, gente como eu.

Veja Também  Fábio Muniz: “Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus”

Os Salmos nos falam de gente como você e eu.

Quando o salmista está contente, grato, alegre e cheio de energia, ele salta de alegria, pode vencer tudo, não há temores e nem barreiras. Todavia, há momentos de aflição, de dor e solidão, de tristeza e depressão, alguns querem desaparecer, se sentem perseguidos, imaginam que Deus já não ouve mais as suas preces.

Eles são humanos como você e eu.

Você já se sentiu assim? Você já teve esta sensação de não estar sendo ouvido?

Você já se sentiu completamente só? Você luta às vezes com o medo e a ansiedade?

Você é alguém que tem dificuldade de viver no presente e se imagina toda hora no futuro?

Faça este exercício. Os Salmos tem sido uma ferramenta de terapia extraordinária.

A razão é simples: Cada salmista demonstra a mesmíssima humanidade que eu e você possuímos, e ao mesmo tempo a autenticidade e vulnerabilidade de estar diante dAquele que não podemos esconder nada, e que conhece tudo e todos, conhece cada palavra e conhece cada um dos nossos pensamentos antes mesmo de começarmos as nossas preces.

Deixo com você um trechinho de um destes Salmos que nos convida a viver o momento, o “aqui agora” com gratidão, serenidade, fé e pacificação no ser.

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. (Salmo 139:1-6)

Collonges-au-Mont-d’Or

Veja Também  A poesia da Sophia e a espiritualidade do “COMO”

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens