César Romão: Princípio do problema

Normalmente, quando alguém começa a explicar por que não é feliz, logo vai falando de seus problemas com a esposa, com o trabalho, com os filhos, com o vizinho…

Pode-se até concluir que as pessoas não são felizes, porque têm problemas.

Será que a ausência de problemas traria a felicidade?

Será que a felicidade somente irá acontecer na vida das pessoas, se estas herdarem o paraíso?

Será que a solução para não se ter problemas no casamento é não casar; para não ter problemas com filhos, é não ter filhos; para não ter problemas no trabalho, é não trabalhar…?

Viver é a arte de administrar problemas: eles fazem parte da construção de nossa vida. Problemas são gotas de oportunidades que nos fazem refletir sobre dificuldades; são etapas a serem vencidas e compreendidas.

Antes de qualquer empreendimento ter sucesso, teve de vencer problemas; antes de viver um amor, com certeza alguns problemas tiveram de ser vencidos.

Problemas sempre irão surgir, são fatores importantes no processo de crescimento econômico, social, pessoal, profissional e espiritual durante a vida.

Com certeza, as grandes mudanças em sua vida somente ocorreram quando esteve diante de problemas.

Eles têm duas faces, uma construtiva e outra destrutiva. A construtiva ocorre quando a pessoa encara o problema como uma chance de aperfeiçoamento, e a destrutiva quando a pessoa encara o problema como um sepultamento.

O índice de separações de casais nos dias de hoje é muito maior que no tempo de nossos pais e avós. Um dos principais motivos é que, naquela época, os problemas eram motivos de maior união entre os dois. Nos dias de hoje, ao menor sinal de problemas, os casais optam por sepultar seu relacionamento. As pessoas separam-se, pelo simples fato de esquecerem aquilo que um dia as uniu.

Veja Também  César Romão: Participe de algo grande com pequenos gestos

Problemas são o vento que sopra para impulsionar nossas velas pelo mar da existência, deixe-os soprar e vá ajustando as velas.

Não existe problema sem solução, encare-o pela teoria construtiva, veja aí uma oportunidade favorável a seus objetivos, pense no prazer e na recompensa quando a solução chegar. Afinal, os problemas somente aparecem em nossas vidas quando damos a eles uma boa acomodação, em vez de importuná-los com tentativas de soluções.

Não importa se você já tentou cem vezes e falhou em alguma solução, continue tentando. Agora suas chances são maiores, pois já descobriu cem soluções que não lhe serviram…

Todo problema fica insignificante quando nosso esforço pela busca da solução tem efeito.

Não há como construir um grande futuro, sem resolver grandes problemas.

A dor é uma advertência, assim como os pequenos prejuízos

nos negócios nos ensinam a ser prudentes.

Henry Ford

César Romão

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens