Fábio Muniz: Fazendo da vida um salmo existencial

Um dos livros do chamado Antigo Testamento e que consta nas Escrituras Judaicas é o Livro dos Salmos. Aliás, o Livro dos Salmos é também reconhecido na fé cristã dentro da Bíblia Sagrada.

Você já leu algum salmo? Você já fez algum salmo?

Olha só…

Uma das características mais fascinantes do Livro dos Salmos é perceber que os salmistas expressam os seus sentimentos, emoções, angustias e tristezas, alegrias e depressões diante de Deus com total e absoluta vulnerabilidade.

Você tem coragem de se apresentar diante de Deus assim?

Ora, talvez seja o livro mais próximo do que eu chamaria um Divã Celestial onde eu e você nos deitamos e não há nada para esconder.

Aliás, como se pudéssemos esconder algo de Deus…

Na realidade, um dos Salmos mais significativos para mim diz “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá”.

E você me pergunta por quê?

Ora, a razão é muito simples. O salmista prossegue afirmando “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

Isto posto, a mensagem de hoje para mim e você é muito simples. Deus te criou. Deus te fez exatamente com todas as virtudes que você tem. Deus te deu dons e talentos únicos e irrepetíveis. Ele conhece também as tuas sombras, traumas, medos e idiossincrasias.

Não há absolutamente nada que possa assustar a Deus e fazer com que Ele nos ame menos ou mais do que Ele incondicionalmente já nos ame. O seu amor é inegavelmente permanente e imutável.

Você sabia que não há ninguém nesta existência que carrega a impressão digital que você possui? E mais ainda: Apesar de Deus ser quem Ele é, e eu ser quem eu sou, o convite está sendo feito. Você aceita o Seu convite?

A proposta está sendo colocada diante de nós? Podemos dar-Lhe uma resposta para a Sua proposta?

Ele está oferecendo uma cadeira para você se sentar? Você aceita o Seu convite para sentar-se?

Comece o teu dia fazendo o teu próprio salmo com a inspiração do salmista que dizia “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda”…

De modo que antes de você se debruçar na cama para descansar, reveja o teu dia e diga também como o salmista, “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

 

Boa semana a todos vocês!

Até a próxima.

Fábio

Collonges-au-Mont-d’Or

 **O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Freepik

 

2 respostas

  1. Filho,um dos salmos mais significativos para mim diz….Salmo 23.1 O SENHOR É O MEU PASTOR ;NADA ME FALTARA.Davi não esclarece que nunca faltará dinheiro,comida,saúde,roupas ou qualquer outra coisa.Davi deixou ilimitada generalizando com a palavra nada.O SENHOR É O MEU PASTOR NAO “era” nem “será “….o Salmo está declarado no presente.
    Eu tenho o SENHOR como meu PASTOR.
    E nada me FALTARÁ.

    ATÉ A PRÓXIMA!

    BEIJOS

  2. É muito bom poder falar com o Deus que nos criou e nos conhece! ELE nos deixa falar, porque já sabe de tudo, isso mostra como ele é bom. Devemos falar cada vez mais com Deus.
    Continue escrevendo, um abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens