– “Bom dia passarinho”. Ao lado da Júlia eu começo o dia conversando com um lindo passarinho que voa bem do nosso lado.
– “Bonjour passarinho”. A Júlia me corrige e explica que o passarinho não fala português e que devemos falar em Francês com ele…
Cada vez mais eu tenho aprendido a “terapia” de passar tempo com a Júlia.
Cada vez mais eu procuro desligar o meu telefone, parar algum projeto, reagendar reuniões para no mínimo poder conversar com passarinhos, passear no parque e comer crepes com a minha filha de 4 anos.
Você já começou a pensar nas metas e objetivos para 2022?
Pois bem, tenho certeza que alguns destes objetivos estão presentes: dieta, comer menos chocolate, exercícios físicos no mínimo duas vezes por semana, um curso de Inglês, trocar de carro, talvez uma viagem para o exterior, mudar de trabalho…
De fato, as nossas listas são intermináveis e na maioria das vezes elas têm a ver com conquistar, fazer, amealhar, produzir…
Ora, não há nada de equivocado em produzir, construir, fazer, ter e conquistar. No entanto, infinitamente mais do que FAZER temos a chance de focar no SER…
Dito isto, a nossa lista para 2022 poderia começar com a seguinte sugestão: SER um melhor amigo, SER uma melhor filha, SER um melhor companheiro de trabalho, SER uma melhor esposa, SER um melhor pai…
Eu te convido a fazer esta viagem comigo no ano que acaba de entrar.
Se você é um pai e está lendo esta coluna, eu te convido a começar a conversar e rir mais com a tua menina ou jogar bola com o teu menino quando ele te pergunta: “Papai, brinca comigo?”
Se você é uma mãe e está lendo esta coluna, eu te convido a desligar o celular uma vez por semana e estar 100% presente em casa e jogar um jogo de Dama, ou Ludo com a tua menina…
Se você é um filho ou uma filha e está lendo esta coluna, eu te convido a visitar os teus pais com mais frequência ou no mínimo começar o dia escrevendo uma mensagem de “Bom dia” ao teu pai ou a tua mãe…
Se você é um marido e está lendo esta coluna, eu te convido a fazer uma surpresa para a tua esposa. Nada de extravagante. No entanto, algo que faça do companheirismo e da amizade de vocês relembrarem o primeiro encontro quando vocês ainda eram solteiros e não tinham filhos…
A lista do SER seguiria porque em última análise a felicidade cabe dentro do SER e jamais do TER.
O TER e CONQUISTAR são apenas sub-produtos do SER. Sem o SER, o TER e CONQUISTAR se esvanecem e se tornam prazeres temporários e nos iludem numa miragem de fantasias e ilusões.
O SER é eterno e tem valores de uma jornada para dentro que conduz para a paz, o amor, a saúde, a generosidade e a felicidade.
Ora, não são exatamente os mesmos votos que desejamos para nós mesmos e para os outros no ano de 2022?
Este é o caminho que eu proponho para todos nós neste Ano Novo.
Esta é a trilha que eu desejo que você e eu possamos percorrer.
Pense nisto.
Eu desejo a todos vocês um FELIZ ANO NOVO!
Fábio Muniz
Collonges-au-Mont-d’Or
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Arquivo pessoal do colunista
Respostas de 2
Linda Júlia….muito meiga e inteligente. Bem…minha meta é ,ver vcs todos em fevereiro no Brasil. Saudades…Deus é Deus.
Orando sem cessar por saúde.paz…para passarmos juntos curtindo minhas netas e matando as saudades.
Até breve meus amores!
A Júlia e a Sophia estão muito ansiosas para chegar no Brasil e passar tempo com a vovó e o vovô :-). Até fevereiro!
Beijo grande.
Fábio