Meus queridos amigos,
Feliz Ano Novo!
Cruzamos a fronteira e estamos na Espanha nestes dias.
Eu aproveitei para fazer uma pequena viagem com a minha filha Sophia em Valência para explorar os museus, igrejas e centro histórico da linda cidade valenciana enquanto a Johnna curte a Júlia em Barcelona.
Assim que vimos a imensa árvore de Natal no centro de Valência, a Sophia me perguntou se o dia 25 de dezembro era o dia exato que Jesus nasceu.
Ora, eu já escrevi muito sobre este assunto. Escrevi aqui mesmo no portal do Andreoli no passado. É pouco provável que Jesus tenha nascido no dia 25 de dezembro. Faz muito frio em Belém e o cenário descrito nas narrativas dos Evangelhos que tem a ver com pastores no campo e ovelhas não coincide com o mês de dezembro no Oriente Médio.
Na realidade, muitos dizem que pode ter sido no mês de abril ou outubro.
Pois bem, a pergunta que fica é: “Fábio, qual foi o motivo pelo qual escolheram a data 25 de dezembro para o nascimento de Jesus?
Eu já escrevi também sobre este assunto no portal. Não é a bola da vez na coluna desta semana, mas eu posso dizer rapidamente que a escolha tem a ver com os sincretismos religiosos e paganismo que se imiscuíram no Cristianismo a partir do século IV com a Constantinização.
E mais ainda, tal Constantinização trouxe características políticas dentro de um movimento que era singelo, genuíno e estava presente no meio de gente simples, escravos, mercadores, e gente que fez a mensagem de Jesus chegar à Armênia, Etiópia, Pérsia e tantos outros lugares através das “highways” romanas.
No entanto, sutil e gradativamente a mensagem singela se perdeu.
O Império Romano se tornou o Sacro Império Romano e por interesses políticos, o Cristianismo se tornou a religião oficial do imperador, do Império e deu privilégios aos bispos, garantiu terras para construções de templos, ofereceu isenções de impostos tanto quanto milhares de indivíduos foram batizados sem sequer saber o significado de tal decisão.
A mensagem do Natal, da reconciliação entre Deus e os homens através do Cristo de Deus, a mensagem da Luz que veio ao mundo e ilumina a todo o homem e traz paz na Terra, a mensagem singela se perdeu ao longo dos séculos.
Ao longo dos séculos esta mensagem que estava nas catacumbas foi para as catedrais e palácios de reis e imperadores. Ao longo dos séculos esta mensagem que estava entre os escravos e gente simples foi para gente que fez da religião uma carreira professional.
Ao longo dos séculos esta mensagem que significava uma mensagem para todos os dias do ano, se tornou uma mensagem com data, lugar e hora marcada.
Na semana do Natal, eu percebo na Europa entre centenas de culturas, diferentes religiões, dezenas de idiomas e múltiplas tradições de fé cristã, todos dizem: “Feliz Natal!”
O clima é belo, a atmosfera é agradável, as pessoas são simpáticas independentemente da classe social que nos separa, das diferentes cores de pele, e das infinitas maneiras de se vestir.
Portanto, independentemente de ter sido em dezembro, Abril ou Outubro, guarde este espírito Natalino para todo o Ano de 2024!
Independentemente de você ser um cristão com todos os significados que a fé cristã traz, guarde este espírito Natalino para todo o Ano de 2024!
Faça isto, por favor.
Não se distraia e não perca de vista o significado deste Espírito Natalino e da mensagem que carrega a Boa Notícia que deseja paz na terra entre os homens, a quem Deus quer bem.
De todo o meu coração, eu espero que você tenha Um Feliz Ano Novo!
Valência, Espanha
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagens: Arquivos pessoais do colunista
Respostas de 4
Feliz Ano Novo Fabio! Que as boas novas de Cristo, sempre o acompanhe! Bjos para a Joh e meninas!
Loriete, Olá!!
Obrigado pela mensagem. As meninas e a Johnna estão bem.
Assim seja. Que Ele nos acompanhe, nos proteja e nos abençoe – a todos nós –
Um forte abraço.
Fábio
Filho feliz ano novo com muita SAÚDE e paz…A todos nós…q o amor de Deus em.nós possa crescer cada ano q começa e cada ano q termina.
O maior dom e o AMOR
BEIJOS
Feliz Ano Novo, mãe 🙂
A gente se fala já já via WhatsApp 🙂
Que Deus nos abençõe – a todos nós – e que tenhamos um ótimo 2024!
Fábio