Você está em todos os lugares e ao mesmo tempo nenhum lugar?

Bom dia meus amigos queridos,

Para a reflexão de hoje, vou pedir permissão ao médico Lucas e usar um dos seus textos. E quem era Lucas?

Lucas era um médico, e companheiro de jornada do conhecido apóstolo Paulo. Ele viveu na Palestina dos dias de Jesus, no século I. Os textos de Lucas se encontram no Evangelho de Lucas, assim conhecido na tradição cristã, tanto quanto estão disponíveis dentro do chamado Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Pois bem, Lucas ouviu muitas testemunhas oculares, e fez uma minuciosa narração coordenada dos fatos que aconteceram nos dias de Jesus. Aliás, ele mesmo diz que depois de uma acurada investigação de tudo desde a sua origem, ele escreveu uma exposição dos acontecimentos que tinham a ver com a figura histórica e a pessoa de Jesus de Nazaré, chamado o Cristo.

Um destes acontecimentos tem a ver com Marta e Maria.

Ora, Marta sempre estava arrumando a casa. Marta sempre estava preocupada em ir ao mercado. Marta sempre queria que a casa estivesse limpa. Marta sempre cozinhava, e em seguida, a louça deveria estar limpa. Marta queria sempre agradar os seus hóspedes. Marta queria sempre estar presente para cada um deles. Mas, o problema é que ela não era capaz de estar presente para ela mesma. Portanto, não podendo estar presente para ela mesma, jamais estaria presente para alguém.

Na realidade, Marta estava em todos os lugares, e ao mesmo tempo, em nenhum lugar!

Você conhece gente assim?

Eu conheço muita gente assim. Eu converso com gente toda hora e percebo no olhinho dela, que ela está lá, ela está comigo, mas ela não está comigo.

Eu vejo gente que não consegue parar quieta. Faz uma pergunta, não espera a resposta, interrompe no meio da resposta, e engata uma segunda pergunta que nada tem a ver com a primeira.

Você conhece gente assim?

Eu conheço gente que começa um assunto, mas depois não tem sequência tal assunto, e subitamente, eu ouço; “Obrigado, Fábio. Mas, agora tenho que ir!”

Estar presente é estar presente, e significa estar presente. Simples assim.

Você escolhe estar presente. Você decide estar presente.

Se eu estou no café da manhã com um amigo, estou lá. Estou com ele, e não estou pensando na resposta de trabalho que espero no WhatsApp. Se estou com a minha filha, não estou trabalhando no computador, e tampouco estou pensando quando será o meu próximo projeto e viagem. Se eu estou com a minha esposa, estou com ela, e o pressuposto de estar com ela, parte do princípio que eu a amo e quero estar com ela, porque escolhi estar com ela.

A gente acumula tantas tarefas. A gente quer fazer uma lista interminável de coisas durante o dia. A gente pensa no futuro. A gente projeta o sucesso. Mas, nos esquecemos que o momento é hoje, é agora, é o presente. Para Marta, as palavras de Jesus foram; “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária”.

Talvez você me pergunte: “Fábio, o que podemos aprender com isto? ”

Ora, eu acredito que uma lição podemos aprender com esta reflexão. Aliás, agora é a minha vez de te fazer uma pergunta. Como você está construindo o teu momento presente? Eu acho extraordinário Jesus aproveitar o momento com Marta, para ensinar para ela a importância e o valor do momento.

Em contraste com Marta, temos a figura da sua irmã, Maria. Maria escolheu a boa parte. Maria escolheu apenas uma só coisa. Naquele momento, ela escolheu sentar e ouvir Jesus, conversar com ele, estar presente, recebê-lo em sua casa, e se aquietar.

Isto posto, o que é verdade para Marta e Maria, também é verdade para mim e para você.

Se você está presente, você experimentará os benefícios de estar presente.

A lição é simples, e paradoxalmente, tão difícil de ensinar e aprender.

O fato é que a nossa tendência é de ser como Marta, e não ser como Maria.

Todos os dias, toda hora, eu me pego querendo estar em todos os lugares, e ao mesmo tempo, em nenhum lugar.

Pense nisto! Faça nesta semana o exercício puro e simples de estar presente, e ficar no momento, e na hora, no tempo e no espaço, onde você se encontra. Você consegue?

Eu volto na semana que vem.

Boa semana e até lá!

Collonges-au-Mont-d’Or

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: WordPress Viver

Imagem 02 e 03: Oratorio São Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens