Aparecida Miranda: Depressão

depressão

Na matéria do mês passado, abordei o tema Suicídio sem Tabu (veja aqui) e, infelizmente, os casos de suicídio tem aumentado no Brasil e no mundo. Por isso, escolhi desta vez o tema Depressão, pois cuidar da Saúde Mental é tão importante quanto cuidar da Saúde Bucal.

Então, vamos falar sobre depressão, uma doença perigosa, incapacitante que pode levar a morte! Sabe aquela tristeza que surge silenciosamente sem motivo algum aparente, esse sentimento pode estar associado a depressão. Fique atento (a) aos sintomas de tristeza, melancolia, choro fácil, apatia, falta de sentimento, tédio, aborrecimento crônico, irritabilidade, angústia, ansiedade, perda de peso, perda de apetite, desespero, desesperança, fadiga, cansaço fácil, insônia, hipersonia, esses são alguns sinais que você pode estar com depressão. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, trezentos milhões de pessoas sofrem desta doença no mundo, infelizmente muitas pessoas não buscam ajuda por não conhecerem os sintomas da doença ou por vergonha. Casos de depressão grave levam a incapacidade parcial ou total, podendo levar a pessoa ao suicídio. No Brasil, a depressão afeta 11,5 milhões de brasileiros, um número altíssimo que preocupa. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos, a previsão é de que até 2020, esta será a doença mais incapacitante do mundo.

Infelizmente o nosso país é campeão em casos de depressão, poucas pessoas buscam ajuda, pois o estigma ainda impede buscar por ajuda. Por isso, você que está lendo este texto e se identificou com algum sintoma ou conhece alguém que sofre com esta doença, procure uma ajuda médica imediatamente, não fique em casa sofrendo, não espere o caso se agravar. Saúde Mental é coisa séria e deve ser levada a sério, não deixe que a vergonha, o preconceito ou o estigma social impeçam você de cuidar de sua saúde. 

 

Gostaria de sugerir algum tema? Ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

 

 Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens