Uma provocação me levou a escrever este texto, mas o que é mesmo ser feliz por nada?
Estava eu em um dos meus atendimentos quando ao perguntar a paciente o que a faz feliz ela não soube o que responder, me disse que eu a peguei de surpresa, uma vez que sua ida ao meu consultório era a depressão, mas que procurava ser “feliz por nada”.
Fiquei com a frase na cabeça o dia inteiro e como uma boa curiosa e estudiosa fui logo procurar o que é ser “Feliz por Nada”, algo que parece obvio, mas que colocamos tantos obstáculos nas coisas que não o enxergamos “o nada como motivo de felicidade”.
Se eu perguntar a muitas pessoas o que é ser “Feliz por Nada”, algumas vão me responder, viajar, beber com os amigos, ir ao cinema, estar com a namorada, está com a família, comprar um carro, fazer uma maratona, pular de paraquedas, escalar uma montanha, ganhar na mega sena, comprar um vestido novo, dançar ao ar livre.
Outros certamente me responderiam: “Ser feliz por Nada” é amar, é sorrir, é ter motivo para viajar, e querer ter saúde mental e física, é caminhar livremente, olhar as plantas, sentir o perfume das flores, estar com os pés no chão, e não dar sentido a nada e sim unicamente o que tem dentro de você e se permitir ser quem você é, e ser feliz.
Sim tudo acima pode ser uma forma de Ser feliz por nada, mas ser feliz por nada é respeitar seus limites, é saber dizer não, é ter a capacidade de ressignificar os problemas e os fazê-lo de forma diferente, é ser confiante, não temer, é seguir em frente mesmo tendo obstáculos, ser feliz por nada é parar, se perceber por alguns segundos minutos e instantes, ser feliz por nada é a busca da sua paz interior, é um abraço apertado, é viver de forma harmoniosa, ser feliz por nada é ser grata.
Ser feliz por nada é ser gentil, é se oportunizar, é saber que somos imperfeitos e que podemos errar, ser feliz por nada é não se culpabilizar por tudo que acontece. Ser feliz por nada é olhar para trás e rir dos erros e dos acertos, ser feliz por nada é a capacidade de ser fraco para se fortalecer e ser duro na queda com propósito de levantar de novo. Ser feliz por nada é passar por cima do orgulho em prol da insustentável leveza de si mesmo, é não carregar malas do passado. Ser Feliz por nada é não ter razão, é dar menos importância para o que não tem tanto valor, ser feliz por nada é demonstrar sentimentos, é sofrer, dizer que valeu, ser feliz por nada é não ter rótulos, fórmulas, regras é simplesmente viver.
Sueli Oliveira:
À Psicóloga
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik