A psicologia positiva tem obtidos resultados importantes na intervenção transformativa de manejar os problemas e sofrimento das pessoas negativistas através da ressignificação, transformando sentimentos de incapacidade de desesperança, desvalor e desamor em positividade.
Portanto, praticar a positividade é pensar positivo. O ser positivo ativa no cérebros diferentes circuitos neurais capazes de emitir neurotransmissores ligados a felicidade como dopamina e oxitocina.
A positividade está dentro de nós, em maior ou menor intensidade. Ao praticarmos a positividade influenciamos pessoas, passamos a olhar para dentro de nós e para o outro com um olhar diferenciado.
Um dos sentimentos positivistas é a empatia, ela é capaz de transformar pequenas atitudes que mudam pensamentos negativos em positivos.
Ser um agente de mudança positivista e minimizar os problemas e valorizar as virtudes, olhando sempre para a transcendência do ser humano enquanto SER DENTRO DA HUMANIDADE, é saber identificar os pontos fracos que influenciam o medo de agir e transformar em pontos positivos que o transforme em coragem e ação.
Pessoas em sofrimento psicológico como os depressivos tendem a acreditar na negatividade como sendo algo verdadeiro, qualquer pessoa pode inspirar atitudes positivistas, salientando as fortalezas como caráter, forças e virtudes no outro.
Sejamos mais positivistas. Crie expectativas positivistas, ofereça afeto e amor seja sempre agente de mudança, assim contribuirá e favorecerá ao outro acreditar que o mal não vence o bem e que não há dor que dure para sempre.
À Psicóloga-Sueli Oliveira.