Aparecida Miranda: Transtorno de Estresse Pós-Traumático

transtorno

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é caracterizado pelo desenvolvimento de vários sintomas físicos, psíquicos e emocionais após a exposição a um evento estressante.

Esse quadro pode ocorrer após uma experiência pessoal ameaçadora que envolve a perda de um familiar ou amigo querido, após presenciar um acidente, após tomar conhecimento de morte violenta ou inesperada, esse quadro pode ser desenvolvido na própria vítima ou no indivíduo que presenciou atos ou situações violentas. A resposta ao episódio vivido representa um intenso medo, impotência e muitos reflexos, ao relembrar os fatos, o indivíduo revive a sensação de dor e o estresse com a mesma intensidade experimentada da primeira vez. Essas recordações são conhecidas como revivescência, desencadeia várias alterações neurofisiológicas e mentais. 

O TEPT pode ser classificado em :

Agudo: a duração dos sintomas pode ser inferior a três meses.

Crônico: a duração dos sintomas é superior a três meses.

Com Início Tardio: aproximadamente seis meses decorrem entre o evento traumático e o surgimento dos sintomas.

Pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático podem ter sentimentos de culpa por terem sobrevivido quando outros não sobreviveram ou por situações que tiveram que passar.

No TEPT alguns padrões de esquiva são observados e podem interferir nos relacionamentos interpessoais e acarretar vários conflitos. Alucinações auditivas e ideação paranoide podem estar presentes em alguns casos graves e crônicos. Aqui, é maior a possibilidade de desenvolver Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar, Agorafobia, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Fobia Social, Transtorno Depressivo e Transtorno de Ansiedade Generalizada.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático pode ocorrer em qualquer idade, até mesmo na infância. Os sintomas iniciam nos primeiros 3 meses após o trauma, embora possa haver um lapso de meses ou mesmo anos antes do seu aparecimento.

O tratamento com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem apresentado excelentes resultados, complementada, em algumas ocasiões, com o uso de fármacos. 

 

Gostaria de sugerir algum tema? ficou com alguma dúvida? Escreva para aparecidamirandapsicologa@gmail.com

 

Até a próxima semana, com mais temas importantes para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens