Carol Ragozzino: Atuação da Fisioterapia na Terceira Idade

A fisioterapia tem papel fundamental na população da terceira idade, desde uma abordagem preventiva até no tratamento de alguma lesão específica. Tendo em vista o envelhecimento populacional do Brasil, onde a faixa de idade de 65 anos ou mais, cresceu 26% entre 2012 e 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse crescimento dos idosos, implica em ampliações das demandas sociais e representa um grande desafio político e econômico. A atuação da fisioterapia, bem como outros profissionais da área da saúde, é manter a qualidade de vida e preservar sua função, que ao longo da vida é observado um declínio físico global, como perda da capacidade aeróbica, da força muscular, da coordenação, flexibilidade e do equilíbrio.

Os idosos estão cada vez mais preocupados em melhorar e ou preservar esses declínios globais do corpo, principalmente a falta de equilíbrio, que é uma queixa muito comum entre essa população. A fisioterapia apresenta ótimos benefícios tanto física quanto mental, pois o plano de tratamento pode ser feito sozinho ou em grupos, que é uma ótima opção para reintegração do idoso na sociedade. Os exercícios mais comuns indicados para os idosos são:

  • Hidroginástica;
  • Pilates;
  • Musculação adaptada;
  • Exercícios funcionais em grupo (exercícios que englobam trabalho de coordenação, equilíbrio e força).

Hoje existem lugares especializados, que realizam um trabalho multidisciplinar, onde não somente a fisioterapia, mas também o médico geriatra e o educador físico, cuidam para que essa população não se sinta excluída da sociedade e aproxima suas abordagens do mais natural possível, lembrando que “melhor idade” é a que vivemos hoje, com saúde e muita disposição. Sempre procure um profissional da área da saúde.

2 respostas

  1. Curti muito Dra Carol, gracas a fisioterapia voltei a fazer atividades fisicas, e participar de varias corridas ! A saude é nossa maior riqueza ! Obrigado, parabéns e muito sucesso p vcs !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens