O corpo humano foi construído para movimentar-se, como andar de bicicleta, caminhar, correr, dançar. Os movimentos vão desde básicos até os mais complexos, sendo essenciais para ter uma vida saudável e longínqua.
O movimento engloba vários fatores necessários que nos ajudam no dia a dia e na prática esportiva, como a coordenação, equilíbrio, força, resistência, flexibilidade, elasticidade e a consciência corporal. Manter-se ativo traz inúmeros benefícios à saúde, dentre eles a prevenção de doenças, emagrecimento, alívio do estresse e evita dores nas articulações.
No Brasil, o perfil de sedentários é de 46%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. O maior problema dos sedentários são as dores no corpo, principalmente na coluna vertebral, que chega a ser um problema de saúde pública.
A Fisioterapia tem um papel fundamental para a população sedentária, que pode ser o gatilho inicial, para o novo estilo de vida mais ativo e com o benefício de evitar futuras lesões.
A prática de atividade física é essencial para que o corpo se movimente de uma forma saudável, além de subir os níveis de serotonina e dopamina, produzindo sensações prazerosas como bom humor, relaxamento e diminuindo a ansiedade e depressão.
De modo geral, movimenta-se seja dançando, andando de bicicleta ou subindo escadas, melhora a qualidade de vida e favorece a interação social. Movimento é vida!
Sempre procure um profissional da área da saúde e lugares especializados em performance e reabilitação.