Carol Ragozzino: Técnicas de Liberação Miofascial e seus benefícios

Já ouvimos falar essa frase: Dói mais é bom! Essa frase é muito comum quando pensamos em liberação miofascial, técnica que é realizada em pessoas que estão com dor muscular, a famosa contratura muscular.

Na matéria passada mostrei a vocês que essas contraturas caracterizadas por bandas tensas musculares, que produzem dor local ou irradiada, têm nome e sobrenome chamada de Síndrome Dolorosa Miofascial, e nada mais justo que o nome do seu tratamento fosse Liberação Miofascial.

Esse tratamento é muito utilizado, quase diariamente por fisioterapeutas durante um atendimento. Seus benefícios, além de aliviar a dor, traz relaxamento da musculatura, melhora a circulação sanguínea, aumento da flexibilidade e previne lesões por esforço repetitivo.

Com a modernização da área foram feitos estudos científicos sobre outras técnicas, que ajudam a fazer a liberação da musculatura com grande sucesso, otimizando o atendimento gerando benefício tanto para o fisioterapeuta (que poupa suas mãos) quanto para os pacientes que sentem menos dor.

Hoje temos inúmeras opções de técnicas para agregar ao nosso atendimento, vou falar aqui as mais famosas e as que eu uso no meu dia-a-dia clínico, são elas:

· Ventosaterapia: Técnica milenar, muito usada pela Medicina Tradicional Chinesa. Nós fisioterapeutas usamos essa técnica sem combinar com os meridianos, com o objetivo de alívio de dor local.

· Agulhamento a Seco ou Dry Needling: As famosas agulhas da acupuntura, mas aqui nós a usamos de um modo específico, sua aplicação é profunda (até o ponto doloroso), também com o objetivo de alívio da dor.

· Terapia Combinada: Duas modalidades unidas, a corrente elétrica Interferencial com o Ultra Som. Ótima combinação para alívio de dor, trazendo o benefício da corrente elétrica que reeduca a musculatura e o Ultra Som que age acelerando processos metabólicos e inflamatórios das células.

Como disse antes, existem outras técnicas no mercado como o Mioblaster, a Miofribrólise, a auto liberação usando o rolo (muito comum nas academias), que no final o objetivo é o mesmo de aliviar a dor e relaxar a musculatura.

Se você sente ou sentiu essas dolorosas situações, procure um fisioterapeuta para aliviar suas tensões do dia a dia e fiquem ligados nas próximas matérias, aqui da Coluna Fisio.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens