Como queimar calorias dormindo

Retomando o assunto da semana passada, hoje falaremos um pouco mais sobre o eficiente HIIT e daremos dicas de como pratica-lo.

Um dos grandes diferenciais de treinos intensos como HIIT é a ativação da EPOC, que significa “excess post exercise oxygen consumption” ou, em português, “consumo excessivo de oxigênio após o exercício”.

Em suma EPOC é a capacidade do organismo de queimar calorias por muitas horas após o treino. Existem estudos mostrando um contínuo elevado gasto calórico por até aproximadamente 40h a 42h após o término do treino.

Vale ressaltar que não é interessante realizar o HIIT diariamente, recomenda-se 2 a 3 vezes por semana e é de extrema importância o descanso, afinal nosso organismo se adapta e consequentemente obtém melhora justamente com um repouso adequado. Após gerarmos esse desgaste em nosso organismo devido ao treino, as respostas positivas só se tornarão efetivas após aproximadamente 24h a 48h de repouso e assim realizar novo treino. Mas o tema Treino x Repouso deixaremos para outra oportunidade.

O treinamento intenso intervalado é uma ótima estratégia para a redução do percentual de gordura mas não é o único, não é descartada a realização do Aeróbico Contínuo (AC).

Porém estudos começam a mostrar pontos negativos para o Aeróbico Contínuo, após determinado tempo e intensidade do treino o corpo começa a utilizar músculo como fonte de energia e ao reduzir a massa muscular consequentemente o metabolismo pode ficar mais lento podendo ter menos gasto calórico. Ainda mais para indivíduos que fazem grande ingesta de carboidrato. Existem outros exemplos de que o AC pode ser negativo e até gerar um processo inverso para a redução da gordura corporal. Entenda que, PODERÁ ser negativo mas não é GARANTIDO que será negativo.

Um protocolo interessante de treino e muito utilizado é o do Dr. Gibala (protocolo atualizado em 2011), ele é simples e pode ser executado de diversas maneiras.

Veja Também  Giovanna Giacomini estreia coluna "Bem-Estar"

Esse protocolo pode ter a duração de pouco mais de 20 minutos (podendo chegar a aproximadamente 28 minutos) com intensidade de 60% do Vo2 máximo e séries de 60 segundos de alta intensidade e 60 de descanso. Não esqueça de aquecer por aproximadamente 3 minutos.

O HIIT abrange um grande número de pessoas, porém não serve para todos. Visite seu médio com regularidade e converse com seu professor para que ele possa lhe montar um treino adequado e eficiente.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens