Planta exótica e de origem asiática, a cúrcuma traz tantos benefícios que deveríamos usá-la em tudo!
Estudos comprovados já mostram que temos nesta raiz a cura para vários males, fora o sabor incomparável que ela oferece aos alimentos.
Parece com o gengibre em sua forma — podemos ralar e usar em todos os pratos –, mas encontramos, mais frequentemente, em pó.
Antidepressivo natural, ela também ajuda a aliviar desde um simples mal estar estomacal até uma gripe. Pesquisas apontam que ela traz efeitos positivos na cura e tratamento do mal de Alzheimer e na recuperação de células cancerígenas.
Dentre outros benefícios: melhora a digestão, inchaço e retenção de líquido, e é uma aliada para diabéticos, pois auxilia na absorção do açúcar no sangue. Tem propriedade expectorante, antioxidante (combate envelhecimento), aumenta a resistência imunológica, ajuda no emagrecimento e é cicatrizante.
Manter o hábito de ralar a Cúrcuma e usá-la na alimentação, em pequenas quantidades, é curar, gradativamente, os males desnecessários que acabamos somatizando ao longo da vida.
Como já disse: A natureza está a nosso dispor!
Atenção: a cúrcuma não pode ser usada por quem tem cálculos biliares ou obstrução biliar. E também não devem ser utilizadas por gestantes, por ser abortiva.