A testosterona é um hormônio esteroide, ou seja, formado a partir do colesterol, considerado o principal hormônio masculino, apesar de também ser encontrado em menor quantidade nas mulheres.
Seu nível baixo está envolvido em queda do desempenho sexual, pouca disposição, insônia, dificuldade de ganho de massa muscular e até perda de gordura corporal.
A testosterona no sangue do homem cai naturalmente com o passar da idade, aproximadamente 1% ao ano a partir dos 40. Obesidade e doenças crônicas, como bronquite, problemas cardíacos e diabetes, são fatores que podem diminuir a produção do hormônio.
Algumas mudanças na alimentação e introdução de alguns alimentos ajudam no aumento da produção da testosterona. Confira:
Aumente o consumo de: aipo, mandioquinha, gorduras saudáveis como azeites de oliva, abacate, castanhas, sardinha, salmão, além de ostras, carnes, leite e iogurtes, cereais integrais, sementes de abóbora, verduras verdes escuras.
E o mais Importante:
Reduza a ingestão de açúcar, álcool, cafeína, cigarro e principalmente muito cuidado com o estresse do dia a dia que contribuem para diminuição dos níveis do hormônio
Faça exames periódicos para saber se sua produção está adequada.
Até a próxima semana!