Fitness: Os males do sedentarismo

Sedentarismo é definido como a falta ou diminuição de atividade física ou esportiva. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

É importante deixar claro que praticar atividade física, mesmo que seja caminhada e/ou subir escadas de forma regular durante a semana, já pode considerar-se “ser ativo”. Mas isso não exclui a possibilidade dessa movimentação estar sendo abaixo do que o corpo necessita para um maior gasto calórico.

Então não obrigatoriamente você precisa praticar um esporte ou ir a academia 3 vezes na semana, outros movimentos do nosso dia a dia já nos ajudam muito, e pode ser suficiente ou não. Essa resposta a balança e exame de sangue poderá lhe dar.

O sedentarismo é mais habitual nas cidades, onde a tecnologia está orientada de modo a evitar os grandes esforços físicos. Passar horas a fio a ver televisão ou sentado em frente ao computador são uma amostra do que é o sedentarismo, que fomenta a obesidade, debilita os ossos e aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.
CONSEQÜÊNCIAS

A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

O sedentarismo pode levar a sérios fatores de risco, principalmente fatores relacionados ao aparecimento de doenças, tais como hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos.

  • A falta de exercício físico, assim como o excesso de comida pode provocar sérios distúrbios orgânicos e mentais no indivíduo.
  • A depressão, tristeza e desânimo que estamos acostumados a ver hoje, até mesmo em pessoas mais novas, nada mais é que a falta de atividade física.
  • A circulação do corpo fica seriamente danificada, ou seja, pessoas sedentárias estão próprias para o surgimento de uma hipertensão, devido às artérias, arteríolas estarem comprometidas.

Deixar de ser sedentário não é difícil, aqui no Portal do Andreoli já demos várias dicas. Lembre-se do básico: fazer caminhada (se possível utilizar locais levemente íngremes) e fazer uso de escada são duas simples opções para você dar o primeiro passo.

Lembre-se que a alimentação saudável está diretamente relacionada com surgimento de doenças nos sedentários.

Então, por que não começar hoje uma nova vida?

Mexa-se!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens