O tema de hoje tem ligação com o assunto da semana passada (Dor Muscular Tardia), aquela dor que as vezes sentimos horas após o treino.
Mas e o Alongamento, o que tem a ver com isso? Calma que já explico!
Alongar antes do treino na academia irá reduzir minha dor muscular? Alongar antes do treino na academia irá me proteger de alguma possível lesão? Melhor alongar antes ou depois do treino?
Vou te ajudar a entender melhor sobre esse assunto.
É muito comum antes de iniciar a sessão de treino de musculação dar uma “esticadinha”. Não está errado, apesar de não ser recomendado alongar de forma intensa com o corpo ainda frio.
Recomenda-se realizar um alongamento dinâmico e aquecimento específico para o grupo muscular que será trabalhado naquele dia.
Mas voltando para o foco DOR MUSCULAR TARDIA e PREVENÇÃO DE LESÃO, estudos não comprovam uma grande eficácia quando é realizado alongamento antes ou após a sessão de treino. Portanto realizar alongamento com essa finalidade não faz sentido.
E para que alongar então? Existem outros motivos importantes e um deles está relacionado a postura corporal.
Podemos também dizer que uma pessoa pouco flexível poderá ter problemas de mobilidade no futuro, ficando um pouco mais “travada” para realizar atividades básicas do dia a dia.
Não podemos esquecer que algumas modalidades esportivas, como exemplo a Ginástica Olímpica, exigem uma flexibilidade significativa do praticante. Essas pessoas sim necessitam realizar muitos exercícios de alongamento.
Então aquela alongada “migué” antes ou após o treino de força terá apenas efeito psicológico, não irá reduzir o risco de lesão e muito menos evitar aquela dor do dia seguinte.
—
PROFESSOR EDSON ANDREOLI
CREF: 073656-G/SP
Dica do Coach Guto
A importância do suplemento de fibras
Olá, a dica de hoje é sobre suplemento de fibras. Isso mesmo, a fibra também pode ser suplementada caso você não consuma a quantidade diária necessária para uma vida saudável.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a ingestão diária de fibras para um adulto deve ser de 25 gramas.
Cerca de 68% da população brasileira tem um consumo insuficiente de fibras, devido ao padrão atual de alimentação.
A mulher brasileira é quem mais sofre pela baixo consumo de fibras: 67% delas sofrem de problemas intestinais, 89% têm alterações de humor, 62% pioram a sua qualidade de vida, 79% pioram a vida sexual e 88% têm dificuldades de concentração no trabalho.
Se você se identificou em alguns desses casos, pode estar faltando fibra no seu cardápio.
Uma dica extra é fazer atividade físicas e beber bastante água. A fibra não funciona se você não estiver bem hidratado.
Não deixe de tirar as duvidas com seu nutricionista e me procure para te dar sugestões de ótimos suplementos de fibras.
Até a próxima dica.
Coach Guto