Fitness: Vamos falar sobre o CORE?

core

Com a popularização de diversas modalidades, muito se fala sobre o CORE, mas o que seria?

O CORE sempre existiu, e já era trabalhado por treinadores na década de 90, porém com o grande avanço do Pilates e de outras modalidades, ele foi mais divulgado e consequentemente mais estudado. Isso é ótimo, pois trabalhar bem este conjunto de músculos é fundamental para a manutenção da ações biomecânicas.

O CORE é o centro do nosso corpo. É o conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio, pela adequação postural do tronco em qualquer movimento, favorece a base de suporte do corpo, evita lesão e gera torque (força), seja para fins esportivos ou até mesmo para um simples movimento como levantar da cadeira.

Cada músculo do nosso corpo exerce uma função específica, funciona de maneira integrada, coordenada pelo cérebro. Tudo isto acontece graças ao fortalecimento dos músculos que dão ao corpo uma capacidade de combinar e executar centenas de diferentes movimentos.

Apesar disso, milhares de pessoas estão impossibilitadas de praticar desportos ou mesmo fazer exercícios. Elas sofrem porque esse grupo muscular, que exerce um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, não é treinado de forma adequada. Refiro-me aos músculos profundos localizados no centro do corpo que é composto por 29 pares de músculos que suportam o complexo bacia-pélvis-lombar.

Dicas de exercícios:

O movimento de flexão de tronco (mais conhecido pelo nome de Abdominal), sim a tradicional abdominal, é de grande importância a sua execução para o fortalecimento dessa região. Não só esse exercício, mas também suas variáveis. Porém, estudos mostram que há uma maior relevância em se executar exercícios de forma isométrica, como a PRANCHA.

Vale ressaltar um detalhe: não recomendo Aulas na Academia que são direcionadas apenas para o Abdômen. Geralmente são 40 minutos com exercícios que geram grande pressão nos discos da coluna, podendo ser prejudicial ao invés de benéfico.  

A Prancha e suas variáveis tem um papel muito importante para o fortalecimento da musculatura mais profunda do CORE.

Prancha em 3 apoios, Prancha lateral, Prancha em superfícies instáveis, etc.

Exercícios proprioceptivos (equilíbrio) também são importantes para um fortalecimento de Membros Inferiores e conjunto de músculos do CORE.

Se você já pratica atividade física ou irá iniciar agora, lembre-se de incluir esses exercícios em sua rotina de treino, converse com seu professor e ele lhe indicará a melhor maneira para executa-lo.

Até semana que vem com mais coluna FITNESS pra vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens