Estamos na semana de véspera de Natal e todos já estão pensando nas guloseimas que farão parte da ceia e do almoço do dia 25. Fora as inúmeras confraternizações nestes últimos dias do ano.
O que não faltam são alimentos repletos de gordura, condimentos, açúcar e muito álcool para brindar.
Mas será que é saudável “enfiar o pé na jaca” nesta época do ano? Obviamente que não!
Quem busca mais qualidade de vida e saúde deve optar pelo EQUILÍBRIO, inclusive nestas refeições de fim de ano. Lembrando que o verão está aí, e ninguém quer fazer feio, certo?
Vamos à algumas dicas importantes para você não exagerar no consumo de alimentos nos almoços e jantares que vai frequentar!
– Opte pelas carnes mais magras como peru e frango, evitando a pele das aves que possui alto valor calórico.
– Dê preferência aos assados, grelhados e cozidos.
– Na hora do preparo, retire a gordura aparente das carnes para diminuir as calorias do alimento.
– Comece pelas saladas. Faça um belo prato com folhas verdes e evite azeitonas e condimentos exagerados. Sal, pimenta, limão e um pouco de azeite são temperos mais adequados. Isto fará com que você fique mais saciado e não exagere no prato principal.
– Ao escolher os acompanhamentos, opte pelos que contenham mais fibra: arroz integral, lentilha, feijão, amêndoas, pães integrais e aveia. E não se esqueça de ingerir bastante água para ajudar no funcionamento do intestino.
– Na hora da sobremesa opte pelas frutas frescas. Limão, laranja e abacaxi são excelentes para comer depois da ceia, pois facilitam a digestão.
– O álcool não é proibido, já que é costume celebrar com champanhes e vinhos. Mas restrinja-se a uma ou duas taças, pois as bebidas alcoólicas podem prejudicam o funcionamento do organismo, dificultando a absorção de vitaminas e minerais da alimentação saudável que estamos propondo.
Seguindo essas orientações, você aproveitará muito mais as celebrações de fim de ano, ficando mais saudável e sem precisar descontar na malhação depois.
Afinal, provavelmente não será a sua última ceia (rsrsrs…), muitas celebrações estão por vir e você aproveitará ainda mais cada momento.
Desejo à vocês um Natal repleto de paz, união e amor!
Na semana que vem, volto com dicas para seu Réveillon. Até lá!