Ivan Rollemberg: Mitos e verdades sobre o melasma

melasma

Nessa semana, com o clima esquentando, surgiu um tema importantíssimo para conversar com vocês: o melasma.

Todos nós conhecemos alguém que tem essas manchas no rosto e quem tem melasma sabe, é só o tempo esquentar para ele piorar.

Hoje vamos abordar alguns mitos e verdades dessa doença.

 

Toda mancha escura no rosto é melasma?

Mito

O melasma é um tipo específico de hiperpigmentação da pele, que apresenta vários fatores desencadeantes e de piora e que não é precedido de uma lesão prévia da superfície da pele. Isso quer dizer que uma queimadura com ácido, por exemplo, que pode causar uma mancha escura ao cicatrizar, não é chamado de melasma, mas sim hipercromia pós inflamatória.

 

O melasma é uma doença exclusivamente das mulheres?

Mito

Apesar de menos frequente o melasma também ocorre nos homens e neles costuma ser mais difícil de tratar.

 

O melasma pode começar ou piorar com o uso de anticoncepcionais?

Verdade

Sabemos que o melasma sofre muita influência hormonal na sua atividade, principalmente pelos hormônios femininos. Algumas mulheres com predisposição genética (e com exposição ao sol sem protetor solar) podem começar ou piorar o melasma com o início de anticoncepcionais.

 

O melasma não tem cura.

Verdade

Infelizmente ainda não desenvolvemos um creme ou tecnologia que seja capaz de resolver o problema de vez, mas existem inúmeros tratamentos possíveis. Deve-se iniciar com o uso de protetor solar várias vezes ao dia e todos os dias, além de cremes clareadores com e sem ácidos.

 

Somente tratamentos com ácidos potentes podem melhorar o melasma.

Mito

Os tratamentos para o melasma são múltiplos e muitas vezes é associando vários deles que vemos os melhores resultados. Tradicionalmente utilizamos os peelings com ácidos e microagulhamento, além de lasers. Porém os tratamentos não invasivos e sem ácidos fortes também são muito importantes, diminuindo o estresse oxidativo da pele, mantendo-a hidratada, aumentando a tolerância aos tratamentos agressivos e ainda melhoram o resultado dos tratamentos mais potentes. Uma prova disso são os resultados que tenho observado com o uso do Usk Retinol Restorer em dias alternados com ácidos potentes.

Veja Também  Lilian Schiavo: Embalagem conta, mas importante é o conteúdo

 

Quem tem melasma não pode fazer laser e outros tratamentos para rejuvenescimento.

Mito

Hoje em dia felizmente possuímos tecnologias de combate ao envelhecimento que podem ser feitas em pacientes com melasma pois apresentam baixo risco de piora das manchas, como é o caso do Fotona. Além disso outros tipos de tratamentos como bioestimuladores de colágeno, preenchimentos e toxina botulínica podem, e devem, ser usados para melhora global do rosto.

 

Esqueci algum mito do melasma? Você tem alguma dúvida em especial? Me enviem suas sugestões pelo Instagram (@dr.ivanrollemberg) ou pelo meu aplicativo (Dr Rollemberg).

Até a próxima.

Loading

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens