A gente engravida e já começa todo mundo com mil palpites. Não pode usar calça jeans. Precisa comer bastante para sustentar o bebê. Não come muito senão nunca mais vai emagrecer. Melhor não trabalhar! Como assim você não vai trabalhar mais? Não pode fazer academia, você não sabe disso? E por aí vai… Não pensa que porque sou obstetra que isso não aconteceu comigo! Muita cara de paisagem foi feita em todas as minhas gestações. No pós-parto então! Mas isso já é pra outra hora!
Por isso resolvi escrever dez dicas de uma obstetra e mãe de duas para todas as gestantes, principalmente aquelas de primeira viagem. Para todas as grávidas que estão procurando uma dica prática e não um palpite que muitas vezes vem carregado de preconceitos. Desculpem minha sinceridade hoje, sei que muitos palpites também vem com amor, mas nem sempre a gestante quer escutar o que você quer falar naquele momento. As que querem continuem lendo esse texto, as que estão de boa com a gravidez podem seguir a vida! Sem problemas!
- Procure informação sobre gravidez, parto, puerpério e amamentação baseada em evidências científicas. Depois junto com seu parceiro/a decida o que é melhor na dinâmica familiar de vocês.
- Procure uma equipe de assistência materno-fetal que vocês se identifiquem e que sigam protocolos adequados.
- Tenha uma alimentação saudável, mas não precisa ficar paranoica. Curta sua fome leão às vezes.
- Faça fisioterapia pélvica mesmo se optar por cesárea, sua musculatura perineal agradece.
- Faça atividade física, SEMPRE! Isso ajuda a controlar sua ansiedade e ainda previne diabetes gestacional.
- Cuide do seu emocional. A maternidade exige um bom controle e uma mulher com uma personalidade desenvolvida. Não que não vamos surtar, mas melhor já se preparar!
- Não planeje tudo, filho vem pra mostrar pra gente que nem tudo está no nosso controle.
- Forme sua rede de apoio, com pessoas que acreditam e respeitam a sua família.
- Arrume sua casa de modo prático para vocês, ela tem que servir sua família e não complicar sua vida. Sim, teremos que deixar de lado aquela casa com uma decoração maravilhosa por alguns anos, mas tenho certeza que vai valer a pena!
- Siga seu coração sempre. Lembre-se que seu corpo foi feito para gestar e seu amor vai ajudar a maternar!