Letícia Bellusci: Coronavirus e gestação

Tentei fugir desse tema, queria deixar minha coluna mais leve para vocês nesse momento de quarentena. Mas junto com a pandemia veio o medo e muita ansiedade, e as gestantes já são ansiosa por natureza. Por isso resolvi escrever hoje sobre corona vírus e gestação. Mas antes gostaria de deixar claro para vocês algo muito importante nesse momento: não tem muitos estudos sobre corona vírus, principalmente em gestantes. Portanto, tudo pode mudar. Temos que ficar alerta e atualizar todas as informações sempre. Vou escrever o que temos hoje de informação.

Vamos começar pela saúde do bebê? Para a nossa felicidade as gestantes que foram infectadas pelo corona vírus não passaram a infecção para o feto. Foi colhido líquido amniótico dessas gestantes e não foi encontrado o vírus nele. Isso já nos deixa bem mais tranquilos, pois conseguimos saber que não tem transmissão vertical dessa infecção. Porém, teve um risco maior de restrição do crescimento fetal, diminuição do líquido amniótico, parto prematuro, e rotura prematura de membranas ovulares. Como acontece na maioria das outras infecções quando a mulher está grávida.

E a mamãe? A maioria dos protocolos não incluíram as gestantes no grupo de risco, pois elas não se infectaram mais do que quem não está gestante, e também, não tiveram uma pior evolução da infecção quando comparado com um grupo de pessoas que não estão gerando um bebê. Porém alguns protocolos incluíram sim as gestantes, e eu também, pois temos estudos que mostram que gestantes necessitam mais vezes de serem internadas por gripe comum, e também, evoluem com quadros mais graves se comparado com mulheres que não estão grávidas. Portanto, se elas são grupo de risco para gripe comum, no meio dessa pandemia, prefiro trata-las com mais cuidado, evitando expô-las, até termos estudos com melhor consistência sobre o novo corona vírus.

Tentantes! Também tenho um recadinho para vocês! Vamos esperar essa crise passar? Sei que é difícil quando estamos na expectativa, principalmente se faz muito tempo, mas quem sabe em alguns meses, já temos mais respostas e assim fica mais seguro para vocês. O importante agora é se proteger e proteger o próximo, ficar em casa, para que assim consigamos passar por esse período o mais rápido possível. Vamos nos unir, pois além da pandemia vamos enfrentar uma crise nos próximos meses. Juntos, procurando informações verdadeiras, podemos passar por todo esse caos com um pouco mais de tranquilidade. Vamos confiar e obedecer às medidas que estão sendo tomadas para tentar frear o avanço dessa infecção. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens