Luiz Pedro: A história dos implantes odontológicos

implantes

Olá Amigos do Portal do Andreoli, satisfação enorme estar aqui, mais uma semana e reta final deste ano. Para esta semana, trouxe para vocês um assunto que revolucionou a odontologia nas últimas décadas, os implantes dentários à base de titânio.

Per-Ingvar BranemarK, cirurgião ortopédico, professor e pesquisador sueco foi o grande responsável pelo desenvolvimento do implante moderno.

Em 1952, ele e sua equipe inseriram câmeras óticas revestidas de titânio nas tíbias de coelhos, para estudar o processo de regeneração óssea. Ao término dos estudos, eles quiseram remover as câmeras, assim descobrindo que o titânio se fundira com o osso, deu-se a esse processo o nome de “ossointegração”.

Os esforços anteriores para instalar implantes dentários, usando artefatos metálicos, haviam sido um fracasso, e Branemark durante anos teve enormes dificuldades para conseguir fundos e continuar seus estudos afim de provar que sua técnica era segura e eficaz, se tornou pai do implante dentário acidentalmente.

Em 1970 conseguiu a aprovação dos implantes pelo conselho Nacional de Saúde e Bem estar sueco.

A grande virada se deu no ano de 1982, em Toronto, Branemark apresentou os argumentos em defesa da osseointegração e ganhou reconhecimento amplo por seus materiais e métodos.

Recebeu inúmeros prêmios, títulos e diplomas honorários, faleceu em 20 de dezembro de 2015, deixando um legado enorme para os pacientes e profissionais da área.

Hoje em dia, as técnicas desenvolvidas por ele não são apenas utilizadas pela a odontologia, mas também em aplicações médicas e veterinárias.

Essas técnicas de osseointegração com parafusos de titânio são as que permitem a fixação de um ou mais dentes na boca, ao passar dos anos estão sendo aperfeiçoadas, melhoradas, nas próximas semanas trarei muito mais informações sobre tipos e indicações dos implantes.

Grande abraço a todos

#3fs

 

*Fonte: Folha de São Paulo

 

Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens