Olá pessoal, “bora” direto ao assunto. O flúor é um mineral encontrado em abundância na natureza, está presente na água e em alimentos como por exemplo: chá preto, carne bovina e frutos do mar.
Se faz presente também em cremes dentais, enxaguantes bucais e aplicações tópicas profissionais.
Pesquisadores no início do século XX comprovaram que indivíduos que cresciam ingerindo água naturalmente fluoretada tinham baixos índices de cárie, uma redução que chegava a 60%, além de reverter os estágios iniciais da doença.
A partir de 1945 a Organização Mundial de Saúde (OMS) promoveu políticas públicas que foram implantadas em diversas cidades do mundo, para promoção da melhora na saúde bucal. No Brasil, a fluoretação das águas de abastecimento público é obrigatória, por lei federal, desde 1975.
O flúor age tanto na “passagem” pela boca, quanto de forma sistêmica.
A saliva contendo flúor causa um efeito bacteriostático, impedindo a proliferação das bactérias.
Para crianças de 0 a 4 anos, é indicado usar creme dental sem flúor, pois a criança ainda não tem a real capacidade motora de cuspir totalmente o excesso da pasta, podendo ter uma sobrecarga de flúor.
O excesso também traz danos, que chamamos de fluorose dentária. São manchas brancas no esmalte dental que acometem crianças de 0 a 12 anos. Essas crianças por algum motivo tiveram contato com muito flúor quando os dentes permanentes estavam em formação.
Em grandes doses pode ser tóxico, causando desde simples irritações gástricas a paradas respiratórias.
Por hoje é isso pessoal !!!!!
Muito obrigado pelo seu tempo, espero que você tenha gostado das informações, “bora” compartilhar !!
#3fs
Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/