Olá amigos do Criando Sorrisos, hoje o assunto é Próteses Móveis; são de dois tipos, a Prótese total (PT) (como na imagem acima) e a prótese parcial removível (PPR).
Sou protético e dentista, posso afirmar, sem dúvida nenhuma, são os trabalhos mais difíceis de executar no dia a dia de um consultório odontológico.
Por ser móvel, encontrar o ponto ideal de equilíbrio estético/funcional é muito desafiador.
A (PT), nada mais é do que a famosa dentadura, indicada para pacientes que não possuem mais nenhum dente na boca. Confeccionada em resina acrílica, tanto a base, quanto os dentes, podem ter uma tela de fibra de vidro internamente ou de metal, tornando-a mais resistente às forças da mastigação. Sua fixação se dá através do princípio da sucção, algumas colas podem ajudar a PT a se manter mais firme na gengiva.
Já as PPRs são próteses que se encaixam em dentes remanescentes. Constituídas totalmente em resina ou podem ter uma infraestrutura de metal. As totalmente em resinas são geralmente usadas provisoriamente em casos de extração e instalação imediata de implante, seu uso é por um período curto; ao contrário das com infraestrutura em metal, que apresentam uma ação definitiva, sendo mais resistentes, feitas para longos anos de uso.
Entre as PPRs confeccionadas em resina, podemos encontrar as “flexíveis”, confeccionadas de uma resina maleável que pode sofrer torções e não quebram, parecem ideais, não é? Porém aqui vai apenas a minha opinião como dentista e também como protético, elas não têm durabilidade, devido a sua flexibilidade acumula muita bactéria na estrutura interna da resina, e com o passar do tempo, isso irrita e machuca a gengiva, além de causar mau hálito.
O grande avanço na última década foi o surgimento de resinas que imitam com mais perfeição as cores da gengiva, além da qualidade da resina dos dentes, hoje muito mais naturais e com maior durabilidade.
Gratidão enorme ao meu grande mestre Dr Pedro, pai, amigo e grande parceiro nesta jornada. Me ensinou todos os segredos das Próteses móveis. Também quero agradecer o amigo Edson, um mestre na confecção das armações metálicas das PPRs.
Por hoje é isso pessoal, juntos somos mais fortes, vamos compartilhar conhecimento, conto com vocês!
#3Fs
Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/