O sarampo é uma doença viral e seus sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. Os sintomas são febre e exantema (manchas vermelhas pelo corpo, que podem ou não coçar), dor no corpo, moleza, prostração, acompanhados ou não de conjuntivite, coriza, tosse.
Um sinal muito característico do sarampo é o aparecimento das manchas de Koplik, que são pequenas manchas brancas dentro da boca, em toda a mucosa.
Se o diagnóstico for positivo, o paciente precisa ficar isolado para não contaminar outras pessoas e tomar medidas sintomáticas, como repousar, beber bastante líquido e fazer uso de analgésicos e antitérmicos prescritos pelo médico.
O período de incubação é de 7 a 14 dias .
Para prevenir o sarampo, que pode ser fatal, as crianças recebem a vacina tríplice viral aos 12 meses, com reforço entre os quatro e seis anos.
A vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir o sarampo. A vacina existe tanto na rede pública quanto particular.
Com esses novos casos existentes no Brasil e agora na capital , sugiro atenção especial a vacina.
Agradeço o carinho de toda equipe deste Portal, em especial Flávia e Luiz pela parceria de orientação a vocês. Continuarei seguidora desse portal, hoje me despeço com carinho da coluna. Estarei no @dralutrofino com vocês ! Sucesso ao portal do Andreoli. Um abraço,
Dra. Luciane Trofino
Respostas de 2
Textos sempre claros e interessantes, parabéns!
Juntos pela conscientização das vacinas!!!
Grande beijo
adorei !!! nem lembrava !!! otima dica!!!