As palavras do momento são Decisão, Definitivo, Clássicos, Derby, Choque Rei, Disputa de Campeonato, Rivalidade, Tensão no Ar, Suspense, Energia, Jogar o Jogo da Vida…entre outras.
Decisão sempre parece um momento em que o tempo para e somos revestidos por lembranças afetuosas, saudades, muita torcida, emoção guardada no peito.
Meu pai Dulcidio Wanderley Boschilia, apitou muitas decisões, tanto em São Paulo, assim como por todo o Brasil. A emoção de saber que ele seria o juiz, enchia o meu coração de alegria e orgulho. E sempre os meninos e meninas da escola ficavam entre a surpresa, a inveja e a curiosidade.
Meu pai, quando o tempo permitia, me buscava na porta da escola e ele chamava atenção….
A mala que levava seu uniforme completo, naquela época apenas nas cores preta e amarela, com as chuteiras, apito e cartões. Eram faixas para enrolar os pés, as pomadas para aliviar as dores nos ossos.
E a melhor roupa, talvez um terno para esse momento tão nobre.
Sinto muita saudade dele. E do futebol mais antigo, onde as reclamações, aconteciam sim. Mas as decisões eram vistas por olhos humanos, falhos e não havia o Var, que causa tanta discussão apesar da exata matemática, e da poderosa tecnologia.
O momento decisão e essa energia de grandes clássicos, está no ar.
No Rio Grande Sul o famoso GreNal que mobiliza o Estado, e aflora essa rivalidade confessa, que provoca os ânimos, Grêmio e Internacional. Vale a vida!

Na Bahia o famoso BaVi, que traz o Bahia de Rogério Ceni, que se classificou para os grupos da Libertadores e Vitória de Thiago Carpini que está causando muita expectativa na atual fase do time. Os olhos estarão atentos!


Em Minas Gerais, o confronto entre Atlético Mineiro e América Mineiro que degladiam por um grande jogo e toda a admiração de suas torcidas. Para o Atlético será um momento especial após o ano 2024, batendo na trave!
No Rio de Janeiro o tradicional FlaFlu de pompa e circunstância, comparado ao grande desfile de samba, onde todos os detalhes fazem a diferença. De um lado, o Flamengo de Filipe Luis, o mesmo jogador de pouco tempo atrás que curioso aprendeu tudo, se dedicou, bem estudioso e hoje é técnico do time, e com ele busca seu terceiro título pelo clube de feras e bem entrosado. O Flamengo de Zico e Junior, hoje tem Gerson e Arrascaeta.


Do lado do Fluminense, o técnico Mano Menezes, muito experiente que disputa a conquista do Titulo Carioca após a reformulação do time. O Fluminense de Gerson, hoje tem Árias, Ganso e Kano. Muita história e tradição em jogo.
Em São Paulo, teremos dois jogos. Eu costumo dizer…
Não é mata! É mata-mata! “E mata” a gente de ansiedade!
De um lado Palmeiras, o primeiro jogo será no Allians, com o técnico Abel Ferreira, muito polêmico em suas entrevistas e desde sua chegada ao Verdão, tem solicitado um time mais ágil e um atacante com fome de gol. As contratações vieram. E continuam chegando. Palmeiras de Ademir da Guia e Zinho. Hoje tem Estêvão, Paulinho e Vitor Roque.
De um lado Corinthians, no seu estado normal, sempre contestado e tendo que se provar, apesar do excelente final de temporada em 2024. Até agora não jogou seu melhor jogo. Com os técnicos Ramon e Emiliano que precisam vencer até para se manterem em seus cargos. O segundo jogo será na Neo Química Arena, e diante da sua enorme torcida. O Corinthians de Rivelino, Sócrates e Zé Maria tem hoje Hugo Sousa, Romero, Yuri Alberto, Memphis Depay.
Nesse final de semana toda a torcida pelos times, que lutarão muito para esse momento mais que especial!
Que vença o Futebol! A Arte!
Queridos Leitores …..Até a semana que vem!