Caixas de comércios e os falsos clientes

Caixas de comércios e os falsos clientes
Créditos: Eder Luiz

Muitos clientes alegam que alguns caixas, ao devolverem troco em dinheiro, ofertam valor menor que o correto. Pode ocorrer um erro ou o funcionário está agindo de má fé para bel iscar alguns reais.

No entanto, o contrário também é verdadeiro! Estelionatários disfarçados de clientes se utilizam de estratégia criminosa na hora de pagar a conta. O objetivo é enganar o caixa e amealhar alguns reais. Repetindo a ação diversas vezes por dia e em inúmeros comércios, esses malandros acabam tendo o crime como forma de pagar suas contas.

Observe como o golpe é engendrado.

A cliente, bem vestida, faz compra de valor de menos de dez reais. Os golpistas procuram comércios c om movimento intenso, pois assim os funcionários não prestam tanta atenção no quesito segurança. Na hora de pagar, a moça dá como forma de pagamento cédula de cem reais. O caixa rapidamente pega a nota e guarda.

Em seguida, entrega o troco à cliente. Nesse exato momento outra pessoa surge e faz pergunta ao funcionário, tirando sua atenção da cliente que atendia, a qual retira sorrateiramente uma cédula de vinte reais do troco que estava em cima do balcão e passa a dizer que está faltando dinheiro.

Caixas de comércios e os falsos clientes
Créditos: Carandai Online

O caixa reconta as cédulas e percebe que realmente faltam vinte reais. A cliente põe pressão, dizendo que está com pressa. Nesse contexto, o funcionário acaba entregando cédula de vinte reais, vindo a descobrir o golpe somente no final do expediente, quando for bater o caixa e notar falta do numerário.

Portanto, caixas de comércios devem agir como os caixas de agências bancárias, que são treinados para coibir esse tipo de ação criminosa.

Veja o passo a passo para receber pagamento em dinheiro:

1) Primeiramente, conte na frente do cliente e em voz alta o valor recebido
2) Guarde no caixa o dinheiro recebido e anote o valor num papel na frente do cliente
3) Verifique o valor gasto pelo cliente na loja
4) Faça a contagem do troco na frente do cliente e em voz alta, para que ele verifique que o valor está correto
5) Se mesmo assim o cliente tentar argumentar que está faltando troco, diga que irá chamar o gerente para dar ciência do ocorrido
6) O gerente deve dizer que os caixas da loja são treinados para não errar o troco. Se insistir a dúvida, a única alternativa é irem juntos analisar as imagens do circuito de câmeras de segurança, isso para ver quem tem razão.

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