Jorge Lordello: A estratégia do mini hábito para mudar hábitos 

Quantas vezes você já tentou iniciar algum tipo de dieta ou atividade física mas acabou desistindo em poucas semanas ou meses? E aquele hábito de leitura, que é tão importante, mas você não consegue implementar na sua rotina de vida. Quer saber os erros que te impedem?

1) Mudança com base na motivação dura muito pouco porque oscila de acordo com acontecimentos diários desagradáveis ou não que podem interromper o prosseguimento do novo hábito.

2) Força de vontade é a capacidade de desenvolver algo novo e poderá ter efeito mesmo em dias de desmotivação. No entanto, a força de vontade depende do nível de energia, assim como a bateria de um celular. Quando o nível está alto funciona bem, mas quando se perde energia a tendência é de se deixar de cumprir com as metas diárias.

Para implementar novo hábito, use a técnica dos mini hábitos, ou seja, fatie a meta que deseja atingir.

Vamos supor que seu objetivo é correr pelo menos 3 vezes por semana, por cerca de 30 a 45 minutos, mas atualmente leva vida sedentária. A estratégia é criar o primeiro mini hábito e se comprometer a andar, inicialmente, 5 minutos por dia. Vai ser fácil cumprir essa pequenina meta, mesmo estando desmotivado ou sem força de vontade.

Se algum dia você estiver mais inspirado, poderá andar 10 ou 15 minutos, mas não se empolgue, pois, o objetivo traçado era apenas de 5 minutos. Vagarosamente, quando se sentir confortável, aumente de 5 para 10 minutos. Seguindo essa regra dos mini hábitos, daqui poucos meses estará correndo com facilidade 30 ou 45 minutos.

Aí sim é a hora de estipular maiores objetivos.

 

 

Jorge Lordello

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Freepik

Imagem 02: Você Top

Imagem 03: Pinterest

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens