Jorge Lordello:  Pix – Atenção com golpe na hora do cadastro.

Pix é o novo sistema de pagamento e transferência de dinheiro de forma instantânea criado pelo Banco Central. Não terá nenhum custo para o cliente pessoa física e poderá ser operado 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.

As transações financeiras via PIX poderão ser realizadas entre estabelecimentos, entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos e entidades governamentais. A ideia é inovadora e muito boa, pois, atualmente, no Brasil temos mais de 45 milhões de pessoas que não têm conta em bancos ou que não movimentam as que possuem em virtude das taxas, muitas vezes abusivas.

O PIX poderá ser usado a partir de novembro/2020, mas já foi dado início à fase de cadastramento, que nada mais é que a identificação do usuário, que poderá ser feita através do CPF, número de telefone ou e-mail, além de número aleatório gerado pelo sistema.

Portanto, o primeiro passo para o leitor ter acesso ao PIX, é realizar o cadastramento. É justamente nessa fase que surge o problema, pois criminosos digitais estão aproveitando para obter esses dados pessoais dos usuários para de posse deles aplicar golpes na praça, transformando os futuros usuários em suas novas vítimas.

Os bandidos estão enviando e-mails e mensagens se passando por instituições financeiras, comunicando que já é possível o cadastramento por aquela plataforma. Ou seja, eles clonam sites oficiais para induzir a erro o internauta distraído.

A dica valiosa, é que o leitor deve fazer o cadastro apenas no aplicativo do banco que já é cliente ou no site oficial da instituição financeira, em ambiente devidamente logado com sua senha pessoal.

Saiba algumas vantagens do PIX: as transferências bancárias serão instantâneas em até 20 segundos, pessoas físicas não pagarão taxas e é possível o pagamento via celular usando QR Code.

Veja Também  Regina Pitoscia: Rasgue a fantasia, mas proteja suas finanças

O PIX está em pleno funcionamento desde o dia 16 de novembro desse ano.

Jorge Lordello

 

Imagens: cedidas pelo colunista.

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens