Qual seria sua reação ao receber e-mail de seu banco com o seguinte assunto:
“Sua Conta Foi Temporariamente Bloqueada”.
Acredito que muitos leitores ficariam surpresos, preocupados e desejosos de saber o motivo da suspensão da conta bancária. No corpo da mensagem eletrônica tinha o seguinte conteúdo:
“Caro cliente, por motivo de segurança bloqueamos, temporariamente, sua conta. Houveram muitas tentativas de acesso à sua conta através de um dispositivo desconhecido. Para garantir a segurança de seus recursos financeiros, achamos por bem suspender, temporariamente, a movimentação de sua conta até comprovarmos a autenticidade. Para desbloquear, clique abaixo e confirme que você é o titular. Se não fizer esse procedimento, sua conta ficará inativa para receber, fazer pagamentos e transferências”.
Nessa situação, o leitor tomaria alguma atitude? Se a resposta foi:
“Eu clicaria conforme solicitado para regularizar minha conta”, tenho uma péssima notícia para lhe dar. Ao acionar o link estaria abrindo a possibilidade de entrada de vírus em seu computador ou celular.
O correto seria entrar em contato com a gerência de sua agência bancária ou telefonar para a central do banco e verificar se a conta havia sido suspensa ou não. Se o leitor tiver internet banking, em casos como esse, poderá fazer a consulta on line.
Lembre-se que a pressa e a distração são as maiores inimigas da segurança.
Antes de se render à curiosidade de acionar um link ou abrir anexo do qual tenha dúvida ou suspeita, respire fundo, conte até 10 e busque sempre outra alternativa para certificar-se da autenticidade ou não da mensagem.
Jorge Lordello
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik