Recentemente, participei de evento com 180 síndicos no Secovi/SP; na oportunidade, uma das perguntas que levantei ao público foi: “Quais os problemas mais visíveis que fragilizam a segurança dos seus condomínios?”
O resultado foi esclarecedor e serve de norte para todo administrador de edifício:
1) Confiar na Memória Visual do Porteiro: Acreditar que o “olhômetro” do porteiro é a solução para controle seguro de entrada de pessoas é tentar tapar o sol com a peneira;
2) Entrada de Pedestres e de Veículos sem Clausura: com apenas um portão de acesso, qualquer pessoa mal intencionada adentrará no prédio a pé ou de carro com extrema facilidade;
3) Falta de Registro Eletrônico de Entrada e Saída de Pessoas e Autos: a pergunta é simples: quem esteve em seu edifício na data de ontem?
4) Prédio sem Normas e Procedimentos ou Desatualizados: como cobrar responsabilidade de morador que fragilizou a segurança se não existe regra estabelecida no condomínio?
5) Muro e Gradil Sem Proteção Eficaz: será que basta ter controle rígido das pessoas pela portaria se a transposição perimetral é vulnerável?
6) Câmeras de Segurança Instaladas Sem Análise de Risco
7) Inexistência de Manutenção Preventiva para Equipamentos Eletrônicos
8) Porteiro fora da Guarita: Será que é seguro manter a porta da guarita aberta e com isso proporcionar acesso fácil a moradores, empregados domésticos e até gente suspeita?
9) Cadastro de Entrada de Prestadores de Serviço e Visitantes Feito na Prancheta: Tem prédio que ainda possui o registro manual, sem nenhuma fiscalização, e o pior, mal se entende o que foi escrito;
10) “Meu Prédio Nunca Foi Assaltado, Portanto Tem Bom Nível de Segurança”: o fato do edifício não ter sido vítima de roubo não garante que tenha bom nível de segurança. Uma pessoa não estar doente não significa que tem saúde perfeita ou adequada.
Portanto, observe se esses erros comuns na segurança acontecem em seu condomínio e cobre dos administradores e funcionários para que todos possam contar com mais tranquilidade e seguridade para os moradores do seu prédio residencial.
Até semana que vem!