Estava desembarcando de um voo SP/RJ, no aeroporto Santos Dumont, quando presenciei cena inusitada, que serve de reflexão para a segurança pessoal de passageiros.
Assim que o avião pousou, me dirigi ao ônibus que leva os viajantes até a área de desembarque do aeroporto. Durante o breve percurso, que dura menos de 2 minutos, um dos passageiros rompeu o silêncio e disse em voz alta:
“Por favor, percebi agora que peguei a mala de mão errada no compartimento de bagagem do avião. Alguém está com a minha valise, precisamos trocar”.
Muitos viajantes olharam para as malas que estavam carregando, mas, curiosamente, ninguém se manifestou. O problema é que o ônibus logo estacionou na área de desembarque e o motorista abriu imediatamente as três portas de saída.
O homem continuou a gritar, mas todos desceram do coletivo.
A pergunta que não quer calar, é a seguinte:
Será que algum passageiros pegou a mala por engano ou agiu de forma dolosa com o intuito de subtração?
O homem que estava com a mala trocada resolveu abri-la; só haviam poucas roupas amarrotadas. Não encontrou nenhum documento de identificação.
Perguntei à vítima se havia colocado em sua bagagem papeleta de identificação. A resposta foi um sonoro “não”. Ele ainda disse que além de suas roupas, carregava na pequena mala seu tablet, celular, dois relógios e remédios, ou seja, o prejuízo foi grande.
Outro ponto importante a se ressaltar, é que ele comentou que sua bagagem era extremamente comum, ou seja, idêntica a usada pela maioria dos passageiros.
Portanto, seguem algumas dicas de segurança importantes:
-Procure comprar mala de viagem de cor e formato incomum, isso facilita a visualização;
-Se sua bagagem é muito parecida com a usada pela maioria das pessoas, cole adesivos com cores berrantes e amarre na alça lenço colorido;
–Tag de identificação: essa é a forma mais comum de identificação de bagagem. A tag ou etiqueta, deve conter o nome, endereço, país, CEP, telefone e e-mail do passageiro. Deve estar visível e ser de um material resistente a água;
-Jamais deixe no interior de sua mala dinheiro, documentos, remédios, objetos de valor e equipamentos eletrônicos;
-Feche sua bagagem com cadeado, pois assim evita uma abertura rápida;
-No momento em que o avião pousar, tenha em mente que a missão precípua é pegar sua mala de mão no compartimento de bagagem e conferir se é realmente de sua propriedade.
Uma resposta
otimo artigo