Um grupo de jovens estava em um posto de gasolina, na cidade de Cascavel/PR, fumando “narguilé”, quando, em dado momento, o equipamento explodiu, atingindo um adolescente de 16 anos que ficou com 70% do corpo coberto por queimaduras.
Em outubro/2012, um menino de três anos morreu em Foz do Iguaçu, quando estava ao lado de familiares que usavam o artefato que estourou, atingindo a criança, que teve 95% do corpo queimado.
O narguilé, conhecido popularmente como “cachimbo d’agua”, tem origem na Índia, onde foi criado no século XVII. No Brasil, se popularizou entre os jovens nos últimos anos. No seu uso, utiliza-se tabaco especial misturado com melaço (subproduto do açúcar) e aromas de frutas. Essa mistura é aquecida e a fumaça gerada passa por filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante por meio de uma longa mangueira.
Estudos realizados pela Academia Norteamericana de Pediatria apontaram que o narguilé chega a ser mais perigoso que o tabaco convencional. O problema é que existe uma crença na juventude que o fumo utilizado nesse equipamento é menos nocivo que os de cigarros normais. Muitos fumantes pensam que a água filtra os compostos tóxicos da fumaça; ledo engano! A água não é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos.
Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) concluiu que uma hora de uso do narguilé equivale a fumar 100 cigarros. A fumaça do narguilé, aspirada pelo usuário, é composta por 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono.
É importante frisar que esse equipamento não dispõe de filtro como o cigarro.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a venda e utilização do narguilé por menores de idade. O narguilé está enquadrado na lei anti-fumo, que proíbe o consumo em ambientes fechados e de uso coletivo.
O curioso é que muitos estudantes do ensino médio e fundamental fumam o narguilé em frente às escolas, praças públicas e parques, sem serem incomodados ou repreendidos. Talvez a fumaça do narguilé impeça que pais e responsáveis enxerguem o ato infracional cometido pelos menores de idade.
Fiquem atentos!!
Na semana que vem volto com mais dicas de segurança para vocês!
Respostas de 2
Meu nome é jubileu
Tenho um amigo de 16 que fuma essa disgraia direto junto com os pais e amigos. Medo dele ficar com algum problema de saúde. O considero um grande amigo e não gostaria de perdê-lo, ainda mais hoje em dia que ele mora longe e não mantemos tanto contato. Acho que ele não se sente da mesma forma por mim já que nunca se importou quando eu o pedia para cuidar da saúde. Esses familiares também são estranhos, viu.