Dados da Fenabrave, mostram que a região Sudeste registra aproximadamente 60% dos veículos SUVs do Brasil. Em números, o país possui mais de 7 milhões desses modelos em circulação, e os quatro estados da região concentram mais de 3,8 milhões de unidades.
As SUVs (Sport Utility Vehicle) caíram no gosto dos brasileiros. Com início tímido, venderam 41 mil unidades em 2003, hoje esse modelo de veículos é um dos mais vendidos.
Como consequência crescem também as buscas por itens de manutenção e cuidados para manter o veículo em ordem, principalmente pneus. Segundo a ANIP–Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, o mercado aquecido apresenta um crescimento desde 2010 e 95% da demanda vem do mercado de reposição.
Com um perfil diferente de outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietários para garantir e manter o conforto no carro. De acordo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, esses pneus se diferenciam pelo perfil mais alto. Para esse tipo de veículo existem diversos modelos de pneus diferentes, que variam conforme a utilização. Exemplos: pneus para uso misto (asfalto e terra) pneus para uso predominantemente no asfalto ou na terra e para alguns veículos existe até mesmo o uso 100% off road. “Esses pneus são desenvolvidos e instalados nos SUVs para suportarem o uso em variadas situações e nos diversos terrenos, já que muitos modelos são equipados com trações 4×4”, explica Vanni.
Apesar das medidas e usos diferentes, o primeiro cuidado com pneu de um SUV é a calibragem. Vanni destaca que ela deve ser feita semanal ou quinzenalmente, nos casos de uso urbano ou misto (on road e off road), respectivamente. “Se o procedimento não for feito corretamente, pode causar danos na estrutura do pneu, diminuindo o tempo de vida útil do item”.
Para ajudar a manter o pneu calibrado, vale destacar a proteção correta das válvulas de ar. “Para veículos utilizados em percurso off road uma dica importante é manter as válvulas dos pneus com as tampinhas. Caso contrario, a presença de barro pode trazer danos nas válvulas e consequentemente perda de pressão e desgaste prematuro nos ombros”, ressalta o engenheiro.
Outro ponto que merece destaque é o balanceamento e alinhamento do veículo, já que muitos rodam em terrenos variados. “A escolha de um pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. E importante sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual do veículo”, destaca Vanni. O engenheiro informa que, devido à mudança constante no percurso, é necessário prestar atenção na suspensão do veículo.
Muitos modelos de SUV, por um aspecto visual, optam por carregar o estepe no exterior do veículo. Essa exposição à temperatura e outras intempéries merecem cuidados especiais por parte do motorista. “Como o pneu passa por situações diferentes, como chuva, sol e vento, o adequado é protegê-lo com uma capa especial, para evitar o desgaste prematuro. É válido lembrar, que o estepe deve ser calibrado com 3 ou 4 libras à mais do que as aplicadas nos pneus em uso”, reforça Vanni