Ana Maria Lessa: Tratamento das emoções através da MTC

Na Medicina Tradicional Chinesa, cada sistema está associado funcionalmente a um dos órgãos dos sentidos. Isto significa que a saúde e a agudeza de um determinado órgão do sentido dependem da plenitude do sistema interno. Dessa forma, o Coração (Xin) controla a língua e o paladar, o Pulmão (Fei) controla o nariz e o olfato, o Fígado (Gan) controla os olhos e a visão,  o Baço (Pi) controla a boca e o paladar e o Rim (Shen) controla o ouvido e a audição. Este é um aspecto que ilustra a unidade do corpo e da mente na Medicina Chinesa. O mesmo Qi (forma de energia vital que existe dentro e fora do corpo humano) que é a base de todos os processos fisiológicos, também o é para mente e suas emoções. No Ocidente a fisiologia emocional e os processos mentais são atribuídos ao cérebro, na Medicina Chinesa eles fazem parte do domínio de ação dos Sistemas Internos. A relação entre cada sistema e uma emoção em particular é recíproca: o estado do sistema influencia as emoções e as emoções afetarão o estado do sistema. Podemos exemplificar alguns órgãos e suas referidas emoções:  Coração (Xin) estabelece relação com a alegria, o Fígado (Gan) à fúria, o Pulmão (Fe) à tristeza e à preocupação, o Baço (Pi) ao pensamento e o Rim (Shen) ao medo. Em excesso por longo prazo essas emoções se tornam uma causa de desequilíbrio.

Por meio do tratamento de um sistema específico, o acupunturista pode interferir neste processo ajudando a reequilibrar o corpo e as emoções do indivíduo. Em uma primeira sessão de acupuntura, já é possível diminuir o desconforto, porém, é preciso continuidade para o resultado efetivo.

 

Imagem cedida pela colunista.

Loading

Veja Também  Ana Lessa: Ansiedade na visão da Medicina Tradicional Chinesa parte II

Respostas de 9

  1. A cada dia fico mais encantada com esse conhecimento milenar e tudo o que tem agregado em minha prática como futura acupunturista. Parabéns Ana, por trazer esse esclarecimento e ajudar a incentivar a prática da MTC em nosso cotidiano.

  2. Parabéns professora pelos artigos postados. Só faz acrescentar mais interesse pela medicina tradicional chinesa. Eu futura profissional, terepeuta em acupuntura mais uma etapa pra minha vida. Apenas Gratidão ?!

  3. A Medicina Chinesa nos diz que toda dor provém de uma emoção. O acupunturista precisa principalmente avaliar o paciente sob seus aspectos emocionais, relacionando com os 5 elementos para detectar onde existe o desequilíbrio e tratar o Zang Fu necessário. A Medicina Chinesa cuida do ser humano como um todo e é essencial estuda-la mais e mais. Parabéns professora Ana e obrigada pelos ricos ensinamentos.

  4. É incrível mesmo, as maravilhas que a acupuntura pode fazer. Muitos benefícios que a MTC trouxe para nossa vida. Parabéns Ana Lessa por esse trabalho maravilhoso.

    1. Muito bem colocada a importância da MTC em todos os momentos na busca do equilíbrio energético físico , mental, e social. Fica cada vez mais claro ampliar o conhecimento. Grata pelas informações Ana Lessa.

  5. A MTC trata as emoções e os órgãos internamente relacionados tratando desta forma a raiz do problema.
    Conforme a teoria dos 5 elementos da MTC as emoções afetam o corpo e a energia dos nossos órgãos. Temos o elemento Água relacionado ao Rim e ao sentimento Medo; o elemento Fogo relacionado ao coração e a Alegria. euforia; o Metal relacionado ao Pulmão associado ao sentimento de tristeza, depressão; a Madeira do Fígado relacionada a Raiva, rancor e o elemento Terra do Baço pâncreas relacionado a preocupação.
    A avaliação do sentimento do seu cliente já dá para realizar um diferencial da necessidade a ser tratada neste individuo de uma maneira bem simples.
    Uma ótima forme de diagnóstico.

  6. Dentro do pensamento chinês e da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a doença é uma manifestação de desequilíbrio das energias Yin e Yang do corpo, e a Acupuntura seria uma forma de recuperar a harmonia perdida.

  7. Quanto maior o acesso a leitura sobre MTC mais aumenta a certeza do sucesso dos tratamentos a partir das práticas complementares.
    Viver com saúde depende de como o indivíduo lida com o seu corpo (a alimentação, a prática de exercícios, o espaço adequado para o lazer, para o trabalho e para o repouso), com sua mente (suas emoções) e com o meio ambiente.
    Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a doença é uma manifestação de desequilíbrio das energias Yin e Yang do corpo, e a Acupuntura seria uma forma de recuperar a harmonia perdida.
    Devemos buscar o equilíbrio do corpo e da mente sempre.
    Obrigada Mestra por compartilhar seus conhecimentos, generosidade é o seu sobrenome ????

  8. Conforme a teoria dos cinco Elementos as emoções afetam nosso corpo e a energia dos nossos órgãos. Ótima leitura e aprendizado. Cada vez mais encantada com a MTC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens