Ana Lessa: Ênfase e Excesso do Elemento Fogo no Mapa Astral (Parte II)

O tipo Fogo (Aries, Leão, Sagitário). Tem a função intuitiva extremamente aguçada.

A vida e todas as suas manifestações materiais e imateriais são vistas pelo Fogo do interior para o exterior.  Sua visão é do todo. Instintivamente pessoas com ênfase nos signos de fogo, percebe como as coisas deveriam ser. O Fogo na natureza mostra explicitamente essas qualidades, esse poder, e seus efeitos. O Fogo produz luz, clareza, visão, perspicácia e sapiência. Onde tem fogo, percebe-se mostra, revela todas as propriedades e efeitos.  Gera energia física, vitalidade. Confere brilho, dinamismo, aquece, gera calor, aproxima (ex:.  fogueira, cozinha, sobrevivência). É o elemento assertividade, do amor por si próprio, do amor pela vida.

Ao apresentar problemas de saúde, tendo bastante Fogo em seu mapa natal, certamente sobreviverá com mais facilidade. O tipo Fogo por ser muito independente, e individualidade, o que pode exacerbar à questão do Eu/Ego e ao egoísmo. Há o aspecto transformador do Fogo. Ele altera e modifica o estado, a composição química, e a consistência dos indivíduos e coisas. O tipo Fogo crê que por sua vontade e determinação tudo pode ser transformado. E o elemento da purificação. Liga o que está embaixo ao que está em cima, por exemplo, o incenso que queima e sobe aos céus e os mortos que são queimados.

Para as pessoas do Fogo, Deus está neles e não fora deles. Extrovertido ocupa muito lugar, e não se restringe. O movimento do Fogo exerce fascínio sobre os outros logo, detém o foco das atenções. Aspecto destruidor do Fogo: ele precisa de combustível para brilhar. Portanto, arde, queima, carboniza, consome (Ex.  O Sol que queima a plantação, o incêndio que destrói tudo. Há cólera no Fogo, fúria. E não tolera tendendo à agressividade, ao auto centramento e ao egoísmo.

Outra característica importante do Fogo é a vaidade. Depressão e cansaço é sinônimo de redução do Fogo. A saída para esta redução é exatamente ativar o Fogo, que pode ser através de pegar sol, conviver mais com pessoas com ênfase em fogo, tomar atitudes, mexer com a energia, essas ações quebram a inércia. O Fogo é centralizador e por isso orbitam à sua volta pessoas dependentes, e até sugadoras.

Profissionais de Fogo sabe, se valorizar, e valorizam os outros. Estes profissionais ocupam muito espaço na psique do outro, interferem na vida do cliente/paciente, são transformadores põem para cima e criam autoconfiança. Um terapeuta Fogo sabe inflar o do seu paciente. A função intuitiva é a que primeiro aparece em você quando diante de uma situação.

As pessoas do Fogo têm em si algo de heroico, por exemplo, se alguém escapar num incêndio, certamente é alguém de Fogo. Um lado a se observar quando se tem muito fogo no mapa é o risco do narcisismo exacerbado, egocentrismo, o fogo faz com que seu nativo veja o mundo sempre através de referências pessoais.  É importante colocar que o Fogo é muito generoso, tem atitudes nobres e sentido de honradez.

A Intuição do elemento fogo é diferente do elemento água. Intuição do Fogo é mais instintiva, mais imediata. Está associada primeiro a Aries e depois, a Sagitário. O ariano é muito instintivo, muito animal.  Em perigo ele não pensa, está incorporado. O lado sagitariano é o de adivinhar as coisas, o lado da profecia, de saber o que vem mais adiante.  A intuição não erra jamais – pensou, errou. As pessoas de Fogo são muito coração, não são mente. O coração é a parte central do sujeito. Não são materialistas. Para as pessoas do tipo Fogo, Deus não é um ser que esteja fora delas e a quem elas devam obediência. Deus está nelas, elas são Deus e Deus faz parte delas como elas de Deus. Um leonino ou sagitariano precisam trabalhar isso, no sentido do auto engrandecimento já que acreditam que Deus está neles. Eles têm muita segurança e isso não é racional neles, é intuitivo. Eles (leão e sagitário) precisam da visão parcelada da coisa (característica do elemento Ar). Para o Fogo os detalhes não interessam, já pegaram o espírito da coisa e assim não precisam se ater a detalhes. Os signos de Fogo estão voltados para o espiritual. Por isso acreditam que por pior que seja a situação, alguma coisa os salvará, eu sou capaz de na hora h ter uma boa ideia” – esse “eu” não é eu de fato, é alguma coisa que me ilumina, é uma força que me dá total apoio, são forças maiores.

As pessoas com ênfase em fogo precisam trabalhar e equilibrar essa função intuição para que não tenham dificuldade em relação a vida material, nas questões de organização prática das circunstâncias da vida. O Fogo tende a ver a parte material como banal.

O indivíduo com falta de Fogo teme que uma situação confrontada exploda e que aquilo se torne uma situação irreversivelmente destruída. Supervaloriza a agressividade e a exaltação dos outros. Pouco Fogo indica uma pessoa carente de energia, parte física é pouco vitalizada, precisa dormir muito.

A falta de fogo pode tender a apatia e melancolia. Depressão, baixa resistência, horror ao desafio, derrotismo, dificuldade em contar com o próprio desempenho – pode não gostar de atividade física

 

Terapia para a Falta de Fogo.

Florais que possam trabalhar a força de vontade, particularmente gosto muito de trabalhar com Azas Florais, tem excelentes opções para essa falta e excesso.

Acupuntura, pode-se trabalhar a ativação do elemento fogo de forma harmônica.

Astrologicamente falando podemos utilizar a sinastria* para equilibrar essa falta procurando pessoas com ênfase em tal elemento

Sinastria é uma técnica utilizada na Astrologia para verificar o grau de “compatibilidade” numa relação entre duas pessoas. Essa técnica faz uso do mapa astral, recorrendo aos perfis astrológicos de um indivíduo e seu parceiro. Mas esse é um assunto para outro dia de coluna

Atividade física, prática de esportes para ganhar autoconfiança, exposição ao sol frequentemente, e como falamos na matéria anterior sobre elementos, podemos trabalhar com metais, cerâmica, cozinhar para adquirir consistência do poder de transformar e interferir sobre as coisas, usar à vontade, e usar cores quentes

 

Terapia para o Excesso de Fogo.

Florais que possam trabalhar a humildade e a coletividade (Azas Florais) tem excelentes opções para excesso do elemento fogo.

Acupuntura, pode-se trabalhar os elementos terra, e água para equilibrar o fogo de forma harmônica.

Astrologicamente falando podemos utilizar a sinastria para equilibrar esse excesso procurando pessoas com ênfase nos elementos em deficiência.

Atividade física, para suar, transpirar, gastar e canalizar energia que quando não canalizada pode transformar-se em ansiedade; estimular o Ar através de atividades física, do canto, da dança, para ser capaz de desenvolver e dar perspectiva às ideias criadas pelo Fogo.

Ana Maria Lessa

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Encontro Astrologicos

Imagem 02 e 03: Freepik

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens