Ana Lessa: O Elemento Ar  – EQUILIBRIO CORPO E MENTE – Parte II

Signos Do Elemento Ar E Seu Potencial Terapêutico

Gêmeos, Libra, Aquário.

O Ar é capaz de referir-se a si mesmo como se fosse um outro. A dominância mental permite isto. Porém essa capacidade de não estar envolvido diretamente, gera um constante distanciamento de si próprio. Têm facilidade para aprender e aderir a princípios, teorias e conceitos, facilidade também em teorizar, em especular, em ligar informações e elaborá-las.

E o menos espontâneo de todos os elementos, e pode chegar a desprezar a vida instintiva, caso não tenha outros atributos ligados a tal fator, o que mais uma vez o aliena de si próprio.  Ele tende a excluir dos seus argumentos e de suas colocações, tudo o que parecer pessoal e emocional demais.

Móvel, adaptável, assimila espontaneamente. Curiosos. Criam sociedades, fazem uniões, relações. Aprendem, trocam. Espírito jovem, indisciplinado, ávido de vida concreta.

São alegres, gozadores, com bom refinamento. Comunicativos, discutem suas descobertas. Flexíveis, instáveis, sociáveis. Inteligência diferenciada, reflexão, estudo, ciência, invenção, mente, intelecto, comunicação. Excelentes Políticos, advogados, cientistas, homens de negócios. Eles supervalorizam o intelecto. È o menos espontâneo. Atualizam-se pela troca de ideias.

O Ar afasta, discrimina, distância justamente para poder elaborar, para ganhar perspectiva. Mas por outro lado distancia a pessoa. Observamos que em intimidade, a conversa, os diálogos, as especulações neutras, esfriam, distanciam e acabam com o clima de proximidade p afastam o instinto. É o elemento que melhor se separa. A pessoa muito AR desdobra o raciocínio para muito além do que está aprendendo e ouvindo, prescindindo de exemplos. Há uma exigência de requinte e sofisticação tão grande do Ar que muitas vezes mal podemos ver ali a condição humana. O Ar opera sempre mentalmente numa dimensão mais “hominal” e menos animal e por não levarem em consideração as falhas humanas, as faltas e fraquezas próprias da condição humana, falham.  Não têm muita paciência para as pessoas quando estas se comportam como pessoas. Para eles isso é medíocre, há um certo horror em particularizar as coisas e total dificuldade em lidar com pessoas que particularizam, que trazem a coisa para si. Não estimula a dependência em todos os sentidos.

 

O Elemento Ar em Desarmonia – Excesso

Comportamento característico da pessoa com excesso de Ar: dispersão, pensa muito, fala muito, realiza pouco, inconstância, impraticabilidade, dificuldade em se envolver com as Coisas, teórico, pouco prático, dificuldade de aplicar suas ideias e realizar suas metas, distanciamento, interesses e frieza, não confiável, volúvel, , polêmico, não se compromete, fugaz, muda de ideia, vive em dúvida, não Combina nada, não é espontâneo, leviano, descontínuo, não gosta de se definir não sabe expressar o que sente.

O Elemento Ar em Desarmonia – Falta

A pessoa tem por característica o primitivismo, as reações primárias. Tem dificuldade de se adaptar e pouca sociabilidade. Não é flexível. Possui um campo de interesse muito reduzido. Dificuldade de entendimento, obtusidade. Falta de abstração. Auto centramento – Falta de perspectiva e objetividade. Dificuldade de se ver como se é e de ver o outro como ele é. Falta distanciamento crítico. Egoísmo. Susceptibilidade – toma tudo para si. Particulariza tudo. Não consegue ter abundância, distanciamento, elevação. Dificuldade de expressão. Dificuldade de troca, dificuldade de raciocínio de elaboração, passional.   Não relativiza nada – possui questões e posturas absolutas. Autoritarismo. Falta de sutileza. Dificuldade em tolerar crítica. Falta de visão social e coletiva. Falta de amplidão. Explora pouco as potencialidades, os espaços, as situações em que vive. Dificuldade em dialogar. Resistência para o aprendizado. Falta leveza. Dificuldade respiratória. Dificuldade em respeitar o espaço e as singularidades do outro. Falta de respeito pelo outro. Apego excessivo. Dificuldade em tolerar afastamento, distância, separação. Falta de diplomacia. Dificuldade em reconhecer diferenças. Invasivo. Vida reduzida. Dificuldade em variar. Falta ecletismo.

 

Próxima quinzena falaremos sobre as terapias de cada signo para os excessos e as faltas.

Ana Maria Lessa

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Nuish Bela Luna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens