Fabíola Calixto: Como funcionam os mecanismos de pesquisa – rastreadores da Web

São os motores de busca que finalmente trazem o seu site ao conhecimento dos potenciais clientes. Portanto, é melhor saber como esses mecanismos de pesquisa realmente funcionam e como eles apresentam informações para o cliente que inicia uma pesquisa.

Existem basicamente dois tipos de mecanismos de pesquisa

O primeiro é por robôs chamados rastreadores da web. Os mecanismos de pesquisa usam rastreadores para indexar sites. Quando você envia as páginas do seu site para um mecanismo de busca, preenchendo a página de submissão exigida, o mecanismo de busca indexará todo o seu site.

Um “rastreador” é um programa automatizado que é executado pelo sistema de mecanismo de pesquisa. Ele visita um site, lê o conteúdo no site, as tags Meta do site e também segue os links que o site conecta. O rastreador então retorna todas as informações de volta para um depósito central, onde os dados são indexados.

Ele vai visitar cada link que você tem em seu site e indexar esses sites também. Alguns rastreadores indexarão apenas um determinado número de páginas em seu site. Portanto, não crie um site com 500 páginas.

O rastreador periodicamente aos sites para verificar qualquer informação que tenha mudado. A frequência com que isso acontece é determinada pelos moderadores do mecanismo de pesquisa.

Um rastreador é quase como um livro onde contém o índice, o conteúdo real e os links e referências para todos os sites que encontrar durante a pesquisa, e pode indexar até um milhão de páginas por dia.

Exemplo: Google, Bing, Yahoo.

Quando você solicita a um mecanismo de pesquisa para localizar informações, ele está realmente pesquisando o índice que ele criou e não pesquisando na Web. Diferentes mecanismos de busca produzem rankings diferentes, porque nem todo mecanismo de busca usa o mesmo algoritmo para pesquisar os índices.

Uma das coisas que um algoritmo de mecanismo de pesquisa verifica é a frequência e a localização de palavras-chave em uma página da Web, mas também pode detectar preenchimento de palavra-chave artificial ou Spam de busca.

Em seguida, os algoritmos analisam o modo como as páginas se ligam a outras páginas da Web. Ao verificar como as páginas se ligam umas às outras, um mecanismo pode determinar o que é uma página, se as palavras-chave das páginas vinculadas forem semelhantes às palavras-chave na página original.

Por Fabíola Calixto e Rodrigo Telles

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

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