Ane Bueno: Moda circular está virando tendência

Olá, meus amigos queridos, hoje venho até vocês para falar um pouquinho de moda circular, provavelmente muitos não saibam o que vem a ser a moda circular ou talvez nunca tenham escutado falar o termo, mas é algo muito importante para todos nós.

O conceito baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, a economia circular visa desenvolver produtos tendo em mente um reaproveitamento que mantenham os materiais no ciclo produtivo.

O modelo circular consiste em que os produtos e serviços tenham origem em fatores da natureza, logo, no final da sua vida útil, retornem à natureza através de resíduos que não prejudiquem o meio ambiente.

A indústria da Moda e a segunda mais poluidora do mundo, perdendo apenas para a indústria do petróleo, se você veste malhas ou calças de poliéster, por exemplo, fique sabendo que a fibra sintética mais usada na indústria têxtil em todo mundo, requer 70 milhões de barris de petróleo por ano, e que demora 200 anos para se decompor. Outro exemplo, talvez o maior dano causado pela indústria da Moda seja a tendência da moda rápida, marcada pelos preços baixos, o consumo excessivo multiplica os danos ambientais.

O custo de Moda rápida no meio ambiente de uma peça de roupa que usamos menos de 5 vezes e jogamos fora após 1 mês, produz mais 400% de emissões de gás carbono, do que uma usada 50 vezes e mantida pelo menos por 1 ano, dados coletados em 2017 segundo o site: bbc.com.

Estes são apenas alguns dos diversos exemplos que podemos constatar com a indústria da Moda sobre esse tema, entretanto, para que a Moda Circular se torne realidade precisamos de um entendimento e compreensão de toda Sociedade, mas, como?

Já que a Moda circular é a reutilização de peças do vestuário, aplica-se muito o consumo consciente que é ter consciência do que está sendo consumido, além de refletir sobre a utilidade da roupa no dia-dia e sobre a utilização da peça buscando o reaproveitamento de várias formas.

Algumas formas de reaproveitamento das peças do seu guarda-roupa pode ser através da second-hand, upcycling, ou mesmo uma doação a entidades beneficentes. A second-hand seria você consumir ou revender roupas de segunda mão, através de sites ou de bazares, a upcycling seria o reaproveitamento do tecido para fazer uma nova peça ou apenas transformá-la em outra.

São ideias legais, e você sentirá que suas escolhas de peças de roupas também são as escolhas de outras pessoas, pois elas as adquiriram através de você.

Mas os pontos primordiais desse tema tão importante seriam: reutilizar em vez de consumir; escolher peças feitas de matérias primas naturais em vez das artificiais; aplicar a moda circular em vez da moda linear e acima de tudo ser utilizador de produtos e serviços em vez de ser um consumidor.

A Economia Circular e a Sustentabilidade dentro da Moda ainda têm muito para desenvolver-se no sentido de aprimorar e gerar soluções para que possamos viver bem e deixarmos um planeta seguro e melhor do que encontramos para as nossas gerações futuras, mas isso  só será possível fazendo a nossa parte.

Espero que tenham gostado do assunto de hoje, e espero vocês nos próximos temas.

Grande abraços à todos!!!

Me sigam no instagram: @Ane__Bueno e Facebook: Ane__Bueno.

Ane Bueno

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Arquivo pessoal da colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens