Foi disputado no sábado 07 de outubro, no Hipódromo de San Isidro na Argentina, o Longines Gran Premio Latinoamericano, prova de Grupo 1, vencida pelo cavalo brasileiro Doutor Sureño (Agnes Gold(Jpn) e Notável Sureña por Redattore) de Criação do Haras Old Friends Ltda e de Propriedade do Haras Moema. Na última versão do Latino-americano em 2021, a vitória ficou para o também brasileiro Aero Trem – de Criação e Propriedade do Haras Old Friends – ou seja, um bicampeonato para os criadores. A condução do animal ficou a cargo do Jóquei José Severo, que o conduziu com muita calma e precisão.
O treinador responsável pelos cuidados de Doutor Sureño, chama-se Victorio Fornasaro, que o levou no “ último furo “ e levantou a bandeira brasileira no topo mais alto do pódio. Doutor Sureño, que neste ano de 2023 havia vencido, além do Grande Prêmio São Paulo (G1-2400m) também a Copa Mathias Machline (G1-2000m) soma agora mais um grupo 1 em seu excelente currículo.
O provável projeto desse campeão, será novamente na Argentina em dezembro, porém, para a disputa de uma das principais provas do turfe Sulamericano, o Grande Prêmio Carlos Pellegrini.
Parabéns à todo “staff”
Hipódromo de Cidade Jardim (São Paulo ) promoveu corridas no feriado do dia 12 de outubro
Na última quinta-feira – dia de Nossa Senhora Aparecida – o Jockey Club de São Paulo abriu as portas para mais um festival de carreiras. Debaixo de forte chuva, três provas do calendário clássico foram disputadas, além de dois páreos da Raça Puro Sangue Árabe, que abriram a reunião. No Clássico Emerson (Prova de Listed Race em 2400m na grama ), para potros de 3 anos, a vitória ficou a cargo de Cold Heart – de Criação e Propriedade do Tradicional Haras Mondesir – conduzido pelo Jóquei José Severo e treinado, em Curitiba, por Márcio Ferreira Gusso. Cold Heart é um filho de Alpha(Usa) e Netherlands por Point Given (Usa) que soma agora 3 vitórias em 5 apresentações.
Outro Clássico para potros de 3 anos também foi disputado, porém, na pista de areia em 2.200m. O Clássico Ricardo Lara Vidigal – (L) foi vencido por Fervoroso – Verrazano (Usa) e Quero Quero(Usa) por Royal Academy (Usa) – de Criação do Haras Old Friends Ltda e Propriedade de Neverending Stud. Fervoroso adquiriu sua primeira vitória, e foi conduzido por Fernando Larroque. O responsável pelo treinamento chama-se Emerson Garcia, atual vencedor das estatísticas de treinadores 2022/22023.
Já na Prova Especial Ribolleta (2000m na grama ), reservada para potrancas de 3 anos, uma surpresa. Rondônia do Futuro, filha de Going Somewhere e Insister (Uru) por T.H. Approavel (Usa), de Criação e Propriedade do Haras Phillipson, derrota as favoritas em forte atropelada do Jóquei J. Bispo. Rondônia do Futuro é treinada no C.T. em Campinas, por Afonso Florio Barbosa.
Dear-Vet levanta o Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2) – Betsson
No último sábado dia 14 de outubro, foi disputado no Hipódromo do Cristal em Porto Alegre, mais uma edição do Tradicional Grande Prêmio Bento Gonçalves, disputado em 2.400m na pista de areia. A vitória ficou a cargo de Dear-Vet conduzido pelo experiente Jóquei Waldomiro Blandi e treinado por R. Arias.
Atropelando do fundo do pelotão, o filho de War Secretary (Usa) e Dividend Yield por Peintre Celebre, surpreende os favoritos. O potro macho, alazão, de 3 anos é de Criação do Haras San Francesco e de Propriedade do Haras das Araucárias.
Próximos eventos:
Dia 21/10 – Festival da Pegasus Brasil (Hipódromo do Tarumã – Curitiba/PR)
Dia 21/10 – Corridas no Hipódromo Paulistano de Cidade Jardim (São Paulo/SP)
Dias 22,23 e 24/10 – Corridas na Gávea (Jockey Club Brasileiro – Rio de Janeiro/RJ)
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem 01 e 02: San Isidro – Adri Dominguez
Imagem 03, 04 e 05: Jockey Club de São Paulo
Imagem 06: Ricardo Rimoli – JCRS
Imagem 07: Freepik