Hoje quero falar sobre um tema de extrema importância, principalmente nesses dias difíceis, de crise e de tanta necessidade pelos quais nós passamos. Um tema com o qual tenho grande afinidade: solidariedade.
O grande autor tcheco Franz Kafka uma vez definiu solidariedade como sendo o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Sim, ser solidário é olhar ao seu redor e enxergar o próximo, é ter os olhos e o coração abertos para identificar as necessidades, carências e fragilidades do seu semelhante e tomar uma atitude, uma ação para amenizar aquela situação.
Muitos confundem o ato da solidariedade com a doação de dinheiro ou outros bens para pessoas carentes. Solidariedade é muito mais que isso.
Quando se é solidário, nenhuma atitude de ajuda é pequena demais.
Existem diversas maneiras de se trabalhar a solidariedade e muitas delas você não precisa desembolsar nenhuma quantia de dinheiro para realizá-las. Um sorriso, um ombro amigo, doar seu tempo para escutar um desabafo… visitar um asilo, um orfanato, pacientes num hospital apenas para doar seu tempo, conversando, contando histórias, brincando, distribuindo carinho e atenção.
Solidariedade é amor! E qualquer um pode praticá-la!
Nas sábias palavras de Madre Teresa de Calcutá: “Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força.”
Claro que a doação de alimentos, produtos de higiene, de limpeza, cobertores, cestas básicas, roupas, calçados – e a lista poderia continuar – também é importante e, na maioria das situações, se faz necessária. Onde muitas vezes o poder público não se faz presente como deveria, é na boa vontade de gente de bem que os mais necessitados encontram conforto.
Como presidente do Instituto Mulheres Solidárias, uma organização sem fins lucrativos que, desde 2012, agrega pessoas de vários perfis, em sua maioria mulheres – mas também com a participação de homens solidários – com o único objetivo de promover a solidariedade, posso atestar que nada é mais gratificante do que fazer o bem ao próximo.
Através de várias ações que organizamos para envolver a sociedade, arrecadamos fundos que são revertidos em doações para as comunidades carentes ou pessoas necessitadas.
Em minhas experiências com o Instituto Mulheres Solidárias pude perceber como um ato solidário é importante para a construção de uma sociedade mais justa. A cada ação, vejo a felicidade no rosto das pessoas e como isso transforma o seu dia, como isso resgata sua autoestima somente por perceber que alguém se importa com ela. E isso me esquenta o coração.
É importante destacar, também, que a solidariedade está atrelada com a empatia. A empatia é a capacidade que todos nós podemos desenvolver que é de tentar se colocar no lugar do outro, tentar compreender como aquela pessoa se vê no mundo, o que ela está sentindo, tentar entender suas emoções, frustrações, necessidades. No momento em que você se coloca no lugar do outro, você consegue compreender melhor o cenário e, assim, buscar caminhos e ações para, se não solucionar, ajudar a amenizar o problema do seu próximo.
Ser uma pessoa solidária é um presente para nós mesmos. Ao nos doar, recebemos muito mais em retorno.
Por isso, minha amiga, meu amigo, se quiser conhecer mais sobre nosso trabalho no Instituto Mulheres Solidárias, acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoMulheresSolidarias/. E aproveito para convidar você a se juntar à nossa corrente do bem. Venha praticar a solidariedade. Faça parte desse time que doa seu tempo e seu amor na busca de um mundo melhor.
Não deixe de mostrar seu interesse por este belo tema nos comentários. Um grande abraço e até a próxima.
Respostas de 5
Excelente texto ! Comovente e oportuno. Enxergar o próximo ; acolher; entender; estar presente e querer, principalmente querer fazer a diferença ! Quem te conhece sabe que a sua busca é realmente para fazer a diferença ! Parabéns Ana Karin pela oportunidade de reflexão e por sua dedicação por um mundo melhor!
Amor ao próximo sempre.
Aproveito para agradecer o carinho e solidariedade que você teve com a Associação Artística, Cultural e Social Expand ‘Art que atualmente trabalha com cinquenta crianças carentes de varias formas citadas em seu excelente texto e trabalho.
Só quem doa e se dedica ao bem estar do próximo, entende como é gratificante. Parabéns pelas colocações acima, excelente reflexão. Precisamos de mais pessoas solidarias e que realmente fazem a diferença. Você é uma delas!!
Você é o exemplo de uma pessoa que coloca em prática a solidariedade humana,como ex prefeita da minha cidade de Cruzeiro,você sempre teve como principal objetivo estar ao lado dos mais necessitados.
Que belas palavras sobre o real sentido de ser solidário. Parabens pelo Instituto e trabalho social.