Celulares, tablets, laptops, smart tevês, smart watches e as redes sociais invadiram nossas vidas e chegaram para ficar. Tal-qualmente, estes gadgets tecnológicos não poderiam ficar de fora dos programas de TV, tanto de dramaturgia quanto de programas de auditório.
Mas como funcionam por trás das telas? Como atuam cenicamente?
Como já poderiam imaginar, no mundo televisivo da corrida contra o tempo e na busca pelo melhor take, existem mecanismos para fazerem estas tecnologias não falharem na hora do “– Ação!”.
Imaginem uma cena em que o ator tenha que estar bastante emocionado e concentrado, pois a vida do seu filho está em jogo após um atropelamento, e ele tenta fazer uma chamada telefônica para os bombeiros pelo seu celular de cena. Não se pode arriscar do celular travar, ficar sem bateria ou ficar sem sinal no momento da gravação. Sem contar que os números a serem discados não podem ser os verdadeiros. Hão de ser números aprovados juridicamente para este fim.
Já pensaram se aleatoriamente o Produtor de Arte escolhe o seu número (você, leitor) de telefone para um personagem de novela? Vocês não fazem ideia da quantidade de ligações que receberiam dos telespectadores. E acreditem, isto já aconteceu no passado…
Voltando ao nosso exemplo, a Produção de Arte conta com três soluções para chamadas telefônicas:
a- arrisca um telefonema verdadeiro com chip de operadora comprado exatamente para este fim. (opção menos usada)
b- produz-se um adesivo de croma* para cobrir a tela do celular, ou o próprio exibe uma tela verde ou azul. Então, na etapa de Pós-Produção, a equipe de Efeitos Visuais aplica o vídeo do telefone fazendo a chamada telefônica. O vídeo ou imagem são inseridos exatamente onde aparece a cor verde ou azul no quadro. A cor ajuda o recorte da imagem pela equipe de Efeitos Visuais.
c- um designer gráfico produz uma animação em .swf (shock wave file ou flash)* simulando a ligação. Este vídeo é colocado no celular. O ator, para iniciar a discagem do número de telefone, precisa somente dar o “play” no vídeo programado. Vejam os slides abaixo:
As mesmas três opções também estão disponíveis para cenas onde o ator escreve ou recebe uma mensagem de texto. Observem:
O ator simplesmente finge que tecla a mensagem. A mesma já é automaticamente digitada quando se começa a animação em flash.
Estas técnicas também são usadas em ligações de vídeo feitas em computador, como nos conhecidos Skype ou Facetime, preferencialmente, as duas últimas opções (b e c). O correto é não utilizar nenhuma marca de plataforma conhecida, ou então, criar alguma fictícia, previamente aprovada para uso pelo departamento jurídico da emissora de tv.
Na próxima coluna, nos aprofundaremos neste assunto.
Caso queira entender como funciona a técnica do chroma key, acesse:
< https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/chroma-key-no-cinema-81abd3b87965 >
< http://www.cinefilosanonimos.com.br/por-tras-das-cameras-o-que-e-chroma-key/>
Para entender mais sobre arquivos .swf:
< https://pt.wikipedia.org/wiki/SWF>