Jesus já havia ressuscitado e já tinha surgido para as mulheres e posteriormente ficou entre dois de seus seguidores que iam para Emaús. Estes dois seguidores conversavam de maneira inconformada sobre a morte de Jesus. Porém os dois peregrinos falavam de uma maneira como se tudo estive perdido com a crucificação. Eles não perceberam que a pessoa que os indagava durante todo o caminho era Jesus, somente quando chegaram a Emaús, onde Jesus abençoa o pão tira o capuz e desaparece, eles então se deram conta de que caminharam de Jerusalém até Emaús com Jesus entre eles e não puderam perceber tal dádiva e benção.
Os peregrinos não puderam notar que era Jesus entre eles durante todo o caminho pelo fato de estarem mais preocupados e focados em reclamar Sua ausência pelo fato da crucificação e não levaram em conta Sua promessa de ressurreição e tantos outros ensinamentos.
O estado de reclamação fez com que suas mentes, olhos e coração se fechassem para aquele milagre bem entre eles.
Assim é também em nossa vida, às vezes os milagres estão acontecendo bem ao nosso lado, a mão do Senhor está nos abençoando e não conseguimos notar pelo fato de estarmos reclamando de tudo e de todos.
Quando mantemos nosso foco em reclamar, perdemos a percepção das coisas boas que podem estar acontecendo ao nosso redor. O hábito de reclamar é como coçar, basta começar e não se para mais.
É comum muitas pessoas acharem que se reclamam de algo estão fazendo alguma mudança comportamental em suas vidas ou melhorando o resultado daquilo que desejam. Não percebem que o mesmo esforço intelectual e de tempo investidos em um hábito inócuo poderia ser empregado em uma atividade intelectual nutritiva e promissora. Muita gente poderia ir para o céu com metade do esforço que faz para ir para o inferno.
Quanto pensar em reclamar de algo mude de atitude: conte suas dádivas, avalie suas competências, relembre de suas vitórias, agradeça o milagre de ser quem você é, pense nas pessoas que te querem bem.
Diga sempre em voz alta para seu coração: hoje eu não vou reclamar, pois se eu reclamar vou perder a percepção das coisas boas que podem acontecer ao meu redor.